As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Crianças com deficiência brilham na pista de atletismo

Elas participam dos projetos “Circuito Motor” e “Cinoterapia”, promovidos pela Seped há cerca de três meses

Mais de 60 crianças que participam dos projetos promovidos pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), “Circuito Motor” e “Cinoterapia”, deram um brilho especial à pista de atletismo da Vila Olímpica de Manaus nesta quinta-feira (22/08). A atividade fez parte da programação da 8ª edição dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas), que iniciou na última quarta (21/08) e segue até terça-feira (28/08), com a participação das crianças atendidas pela Seped.

Para o casal Nathália Bindá e Bryann Bindá, ambos de 28 anos, pais da pequena Júlia, de 4 anos e que tem síndrome de Down, além do Jaavas ser importante para a socialização da filha com outras crianças, este tipo de evento serve para que troquem experiências com outros pais.

“É a primeira vez que a gente lida com um grande público. Muita gente esconde seus filhos por causa de uma deficiência, e eu espero que mais gente conheça esse projeto e traga seus filhos”, disse o pai da menina, relatando também que participar, semanalmente, de atividades do Circuito Motor na Seped já fez com que Júlia evoluísse consideravelmente nos aspectos social e motor.

“Ela estava começando a andar quando uma pneumonia muito forte a derrubou. Tivemos que recomeçar do zero, e lá na Seped ela voltou a dar os primeiros passos. Não bate mais no irmão mais novo, está mais sociável”, contou Bryann.

A dona de casa Laudecir da Silva, de 39 anos, leva o filho autista Juan Gilberto, de 2 anos, a todo evento que envolva a participação de outras crianças. Segundo a mãe, o garoto, que participa da Cinoterapia, evoluiu “em tudo desde que começou a terapia com cães”. Além da socialização, Laudecir destacou que, hoje, o filho é menos agitado.

“Sabemos que ainda falta muito para que possamos deixar nossos filhos independentes, de fato. Mas a Seped está fazendo a parte dela quanto à inclusão”, disse a mãe de Juan.

Programação – Desde a última quarta-feira (21/8), as crianças têm participado da oitava edição dos Jaavas. Ontem (22/8), as atividades foram realizadas na Vila Olímpica de Manaus, mas até o final da temporada, as equipes vão passar pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), pela Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo e pelo Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou.

Confira a agenda:

• Dia 26: Circuito Motor, das 8h às 11h, na quadra 2 da FEFF, na Ufam

• Dia 27: Natação, às 8h, na piscina da Escola André Vidal

• Dia 28: Encerramento, mostra de dança e premiação, às 9h, no Magdalena Arce Daou

FOTO: Zeca Barcellos/Seped

você pode gostar também