As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Crianças interagem com cavalos no segundo dia de Colônia de Férias para PCDs

Interagir e andar a cavalo foram algumas das atividades realizadas pelas crianças participantes da 3a Colônia de Férias para PCD (Pessoas com Deficiência), nesta quarta-feira, 17/1, promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel). No segundo dia de programação as crianças tiveram experiências inesquecíveis com cavalos do Centro de Equoterapia da Polícia Militar do Amazonas, no Dom Pedro, zona Centro-Oeste.

Dentre as 100 crianças inscritas na colônia de férias, 20, acompanhadas dos pais, participaram do primeiro passeio ao Centro de Equoterapia. Enquanto os outros pequenos participaram das atividades recreativas na piscina, sala pedagógica, circuito motor e aulas de jiu-jitsu, capoeira e tênis realizadas na Minivila Olímpica do Coroado, zona Leste. Ao fim das atividades todos os inscritos receberam lanches.

“A Terceira Colônia de Férias para PCD vem coroar um trabalho realizado pela Semjel de inclusão desse público da nossa cidade. E esse ano temos a novidade da equoterapia, que é a terapia por meio de cavalos, como sabemos, os animais são importantes para a interação com crianças para o processo de educação e a socialização delas. Principalmente de crianças especiais como essas”, declarou o secretário municipal da Semjel, em exercício, Rodrigo Guedes.

O 3o sargento e coordenador de Policiamento Montado, Nonato Amaral, reforçou o discurso e explicou quais os benefícios obtidos com a equoterapia. “Nós já desenvolvemos um trabalho com crianças especiais e entre alguns dos benefícios que a equoterapia proporciona a eles, está o da coordenação motora dessas crianças, dando mais qualidade de vida para elas”, afirmou o sargento.

Emoção
Empolgada com a demonstração de felicidade do filho – que tem paralisia cerebral – enquanto andava e interagia com o cavalo, Rosilete Cunha, 34, pensou que Thiago Marinho, 6, teria medo de participar da atividade. “Foi muito emocionante. Pensei que ele teria medo, mas não teve medo nenhum. A felicidade dele é muito grande e a nossa é maior ainda. Graças a Deus ele ficou feliz e com certeza vou trazer ele novamente”, contou Rosilete entusiasmada.

Acompanhando os dois filhos, Samuel, 9, e Luís Printes, 7, Jone Ribeiro, 38, ressalta os benefícios que atividades como essa trazem para eles, “Iniciativa importante, no caso dos meus filhos e dos outros também, pois há algo diferente para eles aqui. Essa sensação de tocar e ter uma experiência diferente. Pelo acompanhamento que eu tenho com eles essa experiência traz ganhos para o estímulo, comportamento e desenvolvimento deles. É benéfico e muito importante”, ressaltou.

Programação

As atividades continuam na próxima sexta-feira, 19, com o passeio ao Parque Cidade da Criança, Aleixo, zona Centro-Sul, onde os pequenos poderão interagir com personagens infantis, brincadeiras populares e brinquedos do local, e as atividades gerais na Minivila Olímpica do Coroado.

você pode gostar também