24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Crítica de cinema é tema de roda de conversa gratuita em Manaus

A crítica de cinema será o tema de roda de conversa promovida pelo Cine Set neste próximo sábado, 22/6. A atividade gratuita acontece a partir das 15h30 no Café com Texto, localizado na rua Belo Horizonte, 1.391, zona Centro-Sul de Manaus. O evento é a segunda contrapartida do livro ‘Cine Set e a Crítica Cinematográfica no Amazonas’ contemplado no edital Conexões Culturais 2017, da Prefeitura de Manaus.

O evento será conduzido pelo crítico do Cine Set e psicólogo Danilo Areosa, com outros dois membros do site: Gabriel Oliveira e Susy Freitas, autora do livro. Os convidados especiais do evento também estão definidos: o professor universitário, pesquisador e realizador audiovisual Gustavo Soranz, o jornalista cultural do A Crítica, Rosiel Mendonça, e a criadora do projeto literário ‘Vírgulas Cardeais’, Maria Cecília Costa.

“A proposta do evento é fazer um debate sobre o momento da crítica. Com as redes sociais e o YouTube, muitas vezes, o público acaba confundindo o que é opinião e o que é uma crítica, resenha de fato. Ajudar a esclarecer essas diferenças, conversar sobre a importância, relevância do crítico nos dias atuais e como se aprimorar nesta profissão passarão pela roda de conversa”, destacou Caio Pimenta, editor-chefe do Cine Set. Haverá também um resgate sobre críticos importantes da história do Amazonas.

Livro cine set

Antes da roda de conversa, o Cine Set lança o livro ‘Cine Set e a Crítica Cinematográfica do Amazonas’ nesta quarta-feira, 19/6. A noite com a sessão de autógrafos acontece a partir das 19h30, no Casarão de Ideias, localizado na rua Barroso, 279, no Centro de Manaus.

O livro é uma coletânea das melhores críticas e entrevistas produzidas no site de cinema produzido em Manaus. A obra apresenta, na introdução, uma breve trajetória da crítica cinematográfica no Amazonas. Os primeiros passos do gênero textual na primeira metade do século XX passando pela realização da revista ‘Cinéfilo’, de José Gaspar aos programas radiofônicos comandados por Ivens Lima e Joaquim Marinho até o lançamento do Cine Set serão abordados.

Em seguida, o público poderá ver uma coletânea dos melhores textos do Cine Set. Críticas de filmes locais, como “Formas de Voltar Para Casa”, de Rafael Ramos, e “Os Monstros”, de Bernardo Abinader, dividem espaço com análises de longas nacionais e internacionais, como “O Som ao Redor”, “O Processo”, “Django Livre”, “Corra”, entre outros. As entrevistas feitas pelo site com nomes como Fernanda Montenegro, Jean Claude-Bernadet, Anna Muylaert, Márcio Souza, Tom Zé, Othon Bastos e Pablo Villaça também terão destaque no livro.

Aberto ao público, o lançamento do livro contará com a presença de todos os integrantes do Cine Set para a noite de autógrafos e coquetel. Cada livro será vendido por R$ 30 na noite do evento. Conforme previsto no edital, 25 cópias serão entregues à Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). O site prevê também doação do livro para universidades e escolas de artes de Manaus.

SERVIÇO

O quê – Roda de Conversa sobre Crítica de Cinema

Quando – Sábado, 22/6

Horário – 15h30 às 17h30

Onde – Café com Texto, rua Belo Horizonte, 1.391, zona Centro-Sul de Manaus

Quanto – GRATUITO

Texto – Com informações da assessoria do Cine Set

Foto – Divulgação/Cine Set

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui