Take a fresh look at your lifestyle.

Cuidados do Cetam na volta às aulas frente à Covid-19

-publicidade-

O Governo do Amazonas tem demonstrado preocupação e empenho para evitar a disseminação da Covid-19. Isso está sendo visto nas ações contínuas promovidas na capital e cidades do interior. E em se tratando de volta às aulas, os cuidados vêm sendo redobrados.

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) é prova de que o planejamento prévio, seguido da aplicação das medidas de segurança, tem surtido efeito. Desde quando as aulas retornaram na capital, em agosto, não houve necessidade de interrompê-las mesmo com a oscilação no número de casos da doença.

As aulas presenciais do Cetam retornaram dia 23 de novembro em 12 municípios. A Fundação de Vigilância em Saúde no Amazonas (FVS-AM) autorizou a volta das atividades, com base na queda dos registros da Covid-19 em algumas localidades.

Retorno seguro – O diretor-presidente do Cetam, Prof. Dr. José Augusto de Melo Neto, explica que apesar da cobrança e pressão dos alunos, ansiosos pelo retorno das aulas, isso só aconteceu quando houve a garantia de que medidas protetivas seriam adotadas para a segurança de discentes, instrutores e servidores.

“Os alunos tinham receio de não finalizarem os cursos. Mas isso não acontecerá”, reforça o professor José Augusto, ressaltando que o Cetam montou uma comissão para que fosse criado um Protocolo de Proteção e Prevenção à Covid-19, baseado no que preconizam FVS-AM, Ministério da Saúde (MS) e Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

Segundo ele, está sendo evitada aglomeração em todas as unidades do Cetam na capital e nos centros de convivência da Família e do Idoso onde também são ofertados cursos. Diversas turmas foram reduzidas em obediência ao distanciamento social. Após o término de uma, outra era iniciada. Assim, todos os inscritos garantiram seu certificado.

Protocolo – É obrigatório o uso de máscara por alunos, instrutores, servidores e colaboradores. Em Manaus, nas unidades, é disponibilizado álcool em gel para todas as salas, sabão líquido nos banheiros e refeitórios, tapete sanitizante na entrada da escola, totem com álcool em gel e termômetro digital para a aferição da temperatura.

Para os centros de convivência e cidades do interior foram enviados álcool em gel, sabão líquido e passadas as medidas preventivas de combate à Covid-19 a coordenadores e gerentes. “Fizemos reunião por videoconferência com os gerentes das 12 localidades onde as aulas foram reiniciadas e repassamos as recomendações necessárias”, informa o diretor-presidente.

Para esse retorno, a instituição contou com a ajuda de 37 alunos finalistas do curso de Psicologia da Fametro. Eles fizeram treinamento com a equipe do Cetam e realizaram um trabalho psicossocial nesse retorno das atividades na capital, orientando e tirando dúvidas, principalmente de alunos.

Processo seletivo – Neste domingo (06/12), na aplicação das provas do processo seletivo, os mesmos cuidados serão tomados para evitar a contaminação. Em Manaus, 3.341 candidatos concorrerão a 1.220 vagas divididas em cursos técnicos e especializações técnicas, nas modalidades EaD e presencial. No interior, são 3.094 candidatos para 2.120 vagas.

FOTO: Divulgação/Cleudilon Passarinho

-publicidade-