As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

“Cultura sem sair de casa” exibe apresentação da Orquestra de Violões do Amazonas com o Duo Assad

Concerto, realizado em 2014, no Teatro Amazonas, será exibido nesta quarta-feira (03/06)

Nesta quarta-feira (03/06), às 20h, a página do Facebook da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa exibe o concerto da Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam) com o Duo Assad, considerado um dos mais importantes duo de violões do mundo. O espetáculo foi realizado em 2014, no Teatro Amazonas, com realização do Governo do Amazonas e apoio da Petrobras.

Na abertura, a Ovam apresenta as peças “Brasileirinha”, de Adamo Prince; “Corrente”, de Rudá Brauns; e a Suíte Popular Brasileira “Gavota-Choro”, de Heitor Villa-Lobos. A exibição faz parte da campanha “Cultura sem sair de casa”.

“Primeiramente é preciso dizer que o Duo Assad é um fenômeno mundial. Temos outros duos importantes, mas eles já têm mais estrada influenciando violinistas do mundo todo. Então foi uma grande alegria quando tivemos essa apresentação, no Teatro, porque eles também realizaram master classes com integrantes da Ovam e alunos do Liceu Claudio Santoro enquanto estavam aqui. Estabelecemos uma parceria e temos contato até hoje”, comenta o maestro titular da Ovam, Davi Nunes.

Repertório – O programa do Duo Assad, em 2014, cobriu mais de três séculos de música criada especialmente para o violão ou adaptada para dois violões, apresentando grandes compositores, como Fernando Sor, Rameau, Gnatalli e Egberto Gismonti e encerrando com Tahhiia li Ossoulina, de Sergio Assad, ganhadora do Grammy Latino de composição de 2008.

‘Cultura Sem Sair de Casa’ – O projeto conta com atividades, como Gincana do Livro; documentários; cursos completos de Teclado, Violão, Desenho e até espetáculos direto do palco do Teatro Amazonas, no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e nas redes sociais da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam).

São oferecidas aulas virtuais por meio do projeto “Praticarte”, com professores do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro; performances dos Corpos Artísticos, como Amazonas Filarmônica, Orquestra de Violões, Amazonas Band e Coral do Amazonas; além do #FicaNaRedeManinho, com vídeos contemplados no edital. Para quem acompanha a temporada de lives, tem ainda a “Agenda Virtual”, com o calendário de apresentações realizadas nas redes sociais de artistas e casas noturnas locais.

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa está no YouTube, Instagram, Facebook e Twitter (@culturadoam) e no aplicativo Cultura.AM.

Foto: Michael Dantas