As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Curso de Cuidador de Idosos está oferecendo 70 vagas em Manaus

A partir da próxima segunda-feira, 10 de abril, estarão abertas as inscrições para o curso de cuidador de idosos, o “Cuidadoso”. As inscrições poderão ser realizadas nos dias 10 e 11 de abril, ou até alcançar o limite das 70 vagas oferecidas, por meio do site: doutorthomas.manaus.am.gov.br.

A capacitação é realizada pela Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT), em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (ESPI), e é parte de atenção à população da terceira idade, instituída pelo prefeito Arthur Virgílio Neto e reforçada pelo prefeito em exercício Marcos Rotta.

O Cuidadoso foi fundado em 2006 e, desde então, vem passando por mudanças para oferecer o melhor curso da Região Norte em cuidados com idosos, aperfeiçoando ainda mais as aulas, estendendo a carga horária e levando aos alunos uma formação completa, oferecendo ao mercado, profissionais capacitados e de qualidade.

A cada dia o número de pessoas chegando à terceira idade aumenta. Em 2025, o Brasil será a 6ª população do mundo em idosos, sendo que só no Amazonas já contamos com o número de 347 mil. Então, pensamos na necessidade de ter um profissional qualificado para oferecer assistência a esses idosos.

A coordenadora do curso, Maria da Luz Abreu, explicou que o curso possui carga horária de 300h, sendo 200 de aula teórica e 100 de aula prática. “As aulas teóricas são divididas em módulos que abrangem todos os cuidados com os idosos. Já nas aulas práticas são aplicados os conhecimentos teóricos através de atividades.”

Após o período de inscrições, nos dias 17 e 18 de abril, os candidatos que conseguirem se inscrever deverão comparecer ao auditório do Parque Municipal do Idoso (PMI), na Av. Rio Mar, nº 1.324 – Nossa Senhora das Graças, nos horários de 8h às 12h e 14h às 16h, para apresentar a documentação.

Entre os documentos exigidos, estão: RG e CPF, certidão de nascimento, casamento ou divórcio, certificado de conclusão do ensino médio, comprovante de residência, certificado de alistamento militar (no caso dos homens), duas fotos 3×4 e efetuar o pagamento de uma taxa de 40 reais.

O curso terá início no dia 12 de maio, das 8h às 12h, com uma aula inaugural realizada no PMI, com a entrega dos KITS e a realização de da palestra “A importância do Cuidador de Idosos no Mercado de Trabalho”, ministrada pela psicóloga Ledina Lima. No dia 15 de maio, as aulas começarão e será ministrada na ESPI, na Av. Professor Nilton Lins, nº 3.259 – Parque das Laranjeiras, nos horários de 8h às 12h.

O Cuidadoso tem duração de quatro meses, com previsão de término para agosto. Mais informações, podem ser obtidas por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Envelhecimento em Manaus (NEPEM), da FDT, pelos telefones: (92) 98844-5609 / 3215-6007.

você pode gostar também