24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Curso de Escuta Qualificada de prevenção ao suicídio é oferecido a servidores do Estado

O auditório do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan), localizado no Japiim 2, zona sul de Manaus, recebe na manhã desta quarta-feira (23/07), das 8h ao meio-dia, a segunda turma do Curso de Escuta Qualificada. Promovida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM) – por meio da Coordenação de Atenção Psicossocial do Escolar (Capse) – a ação tem como objetivo capacitar servidores do Estado para que atuem na prevenção do suicídio em suas respectivas modalidades.

Na ocasião, serão tiradas dúvidas sobre preenchimento da Notificação de Agravos sobre o Suicídio, violência contra si mesmo tentativa de suicídio e violência doméstica. O objetivo é informar os servidores do Estado que trabalham prestando assistência, de forma que eles saibam como preencher os documentos e repassem as informações corretas para formular estratégias de enfrentamento sobre o problema e estimular a criação de políticas públicas. A palestra será realizada pelo médico patologista Antônio Palhares, na Gerência de Promoção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Para Maria de Guadalupe de Souza Peres, integrante da Capse, a atividade é essencial tanto para a prevenção quanto para a pósvenção do suicídio. “É uma formação especialmente para nós, pedagogos, psicólogos e assistentes sociais, para que saibamos identificar, ouvir e tratar de maneira correta o público que apresenta esses indicativos”, afirmou Maria de Guadalupe.

De acordo com ela, ainda, a capacitação permitirá que os servidores combatam o suicídio não somente em âmbito profissional. “Muitas vezes, vemos que algo está acontecendo com um amigo ou familiar e não sabemos como agir. Este curso veio justamente para isso, para nos qualificar. Depressão e suicídio são assuntos muito delicados, difíceis, e que merecem toda a atenção do Governo do Amazonas”, acrescentou.

Lançamento – O Curso de Escuta Qualificada foi lançado na última sexta-feira (19/07), também no auditório do Cepan. O evento contou com a participação do secretário de Educação, Luiz Castro, e com a secretária de Estado de Assistência Social (Seas), Márcia Sahdo.

“Precisamos muito desenvolver o programa de combate ao suicídio nas nossas escolas e, mais ainda, em uma política macro, que envolva todos. Por isso é fundamental que tenhamos mais espaços como esses”, ressaltou o titular da Seduc-AM, durante o lançamento.

O evento de sexta-feira contou ainda com uma palestra do coordenador do Curso de Seleção de Voluntários (CSV) do Centro de Valorização da Vida (CVV), Gilson Aguiar.

Na ocasião, ele falou um pouco sobre os serviços prestados pela instituição e destacou a importância de ações como a do Curso de Escuta Qualificada. “A Organização Mundial da Saúde aponta que, de dez tentativas de suicídio, nove poderiam ser evitadas apenas com um trabalho de escuta. Às vezes, somente conversando com alguém, a pessoa fica mais tranquila e deixa de idealizar o suicídio”, reforçou.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui