Nesta quarta-feira, 20/6, mais uma turma de mototaxistas participou do Curso de Pilotagem Defensiva, realizado no Centro de Treinamento da Moto Honda, na zona Sul de Manaus. Promovido pela Prefeitura de Manaus, a qualificação é realizada por educadores da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), e equipes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), além de palestrantes da Moto Honda, integrando o Projeto “Vida no Trânsito”, de vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito.

Neste ano, a novidade é por conta do novo módulo “Mototaxista Legal”, ministrado pela SMTU, com ênfase nas informações sobre os canais de comunicação, legislação do mototáxi e postura profissional, além dos módulos já previstos sobre Primeiros Socorros, Legislação e Educação para o Trânsito e Pilotagem Defensiva (aula prática).

Para a palestrante da SMTU, Jamily Campelo, o curso é importante para aprimorar a qualificação dos profissionais do modal e é bastante interativo. Ela destacou que a parte de legislação que norteia o serviço mototáxi é enfatizada e eles conseguem tirar muitas dúvidas sobre a atividade que exercem.

Com grande relevância para os profissionais mototaxistas, incluindo medidas preventivas que garantem a segurança tanto do condutor quanto do passageiro, o curso acontece há alguns anos e é obrigatório para a realização do licenciamento anual da permissão de mototaxistas, por meio da Resolução nº 001/2018 – SUP/SMTU.

O educador de trânsito do Manaustrans, Francisco Rodrigues, destacou todos devem respeitar os limites de velocidade, não trafegar na calçada, usar o capacete corretamente, estar atentos aos demais veículos e pedestres na via. Segundo ele, essas são algumas das medidas adotadas para salvar vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here