24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Curso sobre Fiscalização Ambiental põe em discussão os conceitos legais e as competências que envolvem a atividade

Estão abertas as inscrições para o curso que ocorrerá neste sábado (17), sobre Fiscalização Ambiental Urbana. O curso abordará, dentre outros assuntos, os conceitos legais e as competências na área de fiscalização ambiental, uma questão de extrema importância para as cidades, em todo o mundo.

A instrutora do curso é bióloga Regina Glória Cerdeira, formada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e mestre em Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Regina reúne experiência em Ecologia Pesqueira, gestão em Unidade de Conservação e fiscalização ambiental municipal.

A fiscalização ambiental, uma área com bastante demanda de profissionais no mercado, atua de forma a impedir a ocupação desordenada, o desmatamento e a degradação do meio ambiente. O conteúdo programático do curso abordará questões relacionadas aos princípios constitucionais, poder de polícia, termo de ajustamento de conduta, crimes ambientais, órgãos de controle, competência para fiscalizar, dentre outros assuntos.

O curso é promovido pela Damata Consultoria e as inscrições podem ser feitas pelo site www.damataprojetos.com.br/cursos.hph ou através de contato pelo e-mail: [email protected] ou pelos telefones (92) 3347-8490/ 99132-0500/ 99119-0110. Será realizado na Rede Espaços Inteligentes, na rua Nova Prata (antiga Rio Juruá), 265, Vieiralves, de 8h às 18h.

O curso faz parte da programação montada pela Damata, voltada à área ambiental, e que será executada este mês, sempre aos sábados. Além deste curso, os outros previstos para este mês são: Arqueologia; e Perícia Ambiental. Os cursos têm como público-alvo estudantes e profissionais da área ambiental.

A programação de capacitação teve início no dia 03 de março, com o curso sobre Inventário Florestal. O treinamento foi ministrado pela engenheira florestal Kauanna Andrade, formada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e mestre em Ciências de Florestas Tropicais pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). No dia 10, o curso ministrado foi sobre Gestão em Unidade de Conservação. O instrutor foi o gestor ambiental Luís Ricardo Bártholo, formado pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e especialista em Gestão Pública Ambiental, Associativismo, Turismo e Cultura.

Nos dias 23 e 24 de março, será realizado o curso sobre Arqueologia, com o historiador Sérgio Bruno Almeida, formado pela Pontifícia Universidade Católica de do Goiás (PUC/GO). Ele é especialista em História Cultural pela Pontifícia Universidade Católica de do Goiás (PUC/GO), proprietário da empresa Fronteira Estudos Arqueológicos e Ambientais Ltda, com vasta experiência em licenciamento arqueológico em todas as regiões do Brasil.

De 30 a 31 de março, o curso em pauta é o de Perícia Ambiental, com o biólogo João Francisco dos Anjos Junior, formado pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), mestre em Biologia Experimental pelo Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE/RO) e especialista em Auditoria, Gestão e Perícia Ambiental (IBAPE/RO).

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui