David Almeida convoca público de 27 anos para vacinação contra a Covid-19 já nesta quarta-feira (30)

O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou no início da tarde desta quarta-feira, 30/6, a antecipação da vacinação contra a Covid-19 para pessoas de 27 anos do público geral. Desde ontem, a prefeitura está realizando a terceira ação de intensificação da campanha de vacinação contra a doença, tendo aplicado, até as 12h desta quarta-feira, mais de 63 mil doses. A ação ainda se estenderá pelo dia de hoje, incluindo essa nova faixa, encerrando às 21h, em sete Unidades Básicas de Saúde (UBS) de horário ampliado; às 19h em uma UBS; e às 16h em outras duas unidades. Nos pontos tradicionais, exceto o Sambódromo, o atendimento será até as 17h. Nos três postos estratégicos, Arena da Amazônia, Centro de Convenções Vasco Vasques e Sambódromo, as atividades encerrarão às 18h.

“Nós estamos diminuindo a idade para 27 anos das pessoas que podem ser vacinadas. Vamos avançar ainda mais nessa intensificação”, anunciou David Almeida.

No geral, desde o início da campanha, foram aplicadas 1,161 milhão de doses, sendo 848.240 primeiras doses, o equivalente a 59,9% da população vacinável e 313.155 segundas doses.

Durante a manhã, o movimento nos pontos de vacinação foi tranquilo, de acordo com as informações do “Filômetro”, serviço disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para orientar os usuários na escolha do local para se vacinar. O único ponto que registrou a maior procura foi o Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na zona Norte, onde o atendimento é exclusivo para pedestres. A consulta pode ser feita pelo link: bit.ly/filometrovacina.

O prefeito David Almeida vem acompanhando as ações de intensificação em vários pontos de vacinação. “Nossa estrutura está de portas abertas para receber as pessoas de 27 anos e mais que já podem tomar a vacina. Não há a necessidade de se deslocar para lugares mais centrais. Aí mesmo, se não no seu bairro, mais próximo, com certeza há uma unidade da Prefeitura oferecendo a vacina contra a Covid-19. Procurem nossas UBSs e pontos de vacinação montados pela Semsa em toda a cidade”, orientou.

Para receber a vacina, é necessário apresentar um documento de identidade original com foto, o CPF e um comprovante de residência (original e uma cópia, que ficará retida para controle). Os que forem receber a segunda dose devem apresentar documento de identidade e a carteira de vacinação com o registro da primeira dose.

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, recomenda que, antes de ir a um ponto de vacinação, faça o cadastro no Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br) para agilizar o atendimento. “Sem o cadastro, ao chegar ao ponto de vacinação, a pessoa ainda terá que aguardar que o digitador faça a inserção de todos os dados no sistema, o que requer tempo. Por isso pedimos a antecipação dessas informações. Quanto mais rápido for o atendimento, menos filas se formarão”, aconselhou.

Locais para vacinação:

Unidades Básicas de Saúde (UBS) – 8h às 21h

NORTE

UBS Balbina Mestrinho (rua 17, 170 – Cidade Nova II)

UBS Sálvio Belota (rua das Samambaias, 786 – Santa Etelvina)

OESTE

UBS Leonor de Freitas (avenida Brasil, s/nº – Compensa II)

UBS Deodato de Miranda Leão (avenida Presidente Dutra, s/nº – Glória)

LESTE

UBS Dr. José Amazonas Palhano (rua Antônio Matias, s/nº – São José I)

UBS Maria Leonor Brilhante (avenida Autaz Mirim, s/nº – Tancredo Neves)

UBS Alfredo Campos (avenida Cosme Ferreira, s/nº – Zumbi dos Palmares)

Unidades Básicas de Saúde (UBS) – 8h às 19h

SUL

UBS São Francisco (rua Jonas da Silva, s/nº – São Francisco)

Unidades Básicas de Saúde (UBS) – 8h às 16h

LESTE

UBS Nova Esperança (rua Nova Esperança, s/nº – Colônia Antônio Aleixo)

UBS Guilherme Alexandre (rua Nova República, 575 – Colônia Antônio Aleixo)

Pontos estratégicos – das 9h às 17h

NORTE

Shopping Phelippe Daou (avenida Camapuã, 2.939 – Cidade de Deus) –

ponto apenas para pedestres

Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (rua Gandú, 119, Cidade Nova) – ponto apenas para pedestres

SUL

Studio 5 Centro de Convenções (avenida Rodrigo Otávio, 3.555, Distrito Industrial I) – ponto apenas para pedestres

Parque Municipal do Idoso (rua Rio Mar, 1.324, Nossa Senhora das Graças) – ponto apenas para pedestres

LESTE

Clube do Trabalhador do Sesi/AM (avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José 1) – para pedestre e drive-thru

Ponto estratégico – até 18h de quarta-feira, 30/6

OESTE

Centro de Convenções – Sambódromo (avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro) – atendimento somente em drive-thru

Pontos estratégicos – até 18h de quarta-feira, 30/6

OESTE

Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (avenida Constantino Nery, 5.001, Flores) – atendimento apenas para pedestres

Arena da Amazônia (avenida Constantino Nery, 5.001 – Flores) – funcionando apenas na modalidade drive-thru

Texto – Sandra Monteiro / Semsa
Foto – Ruan Souza / Semcom