25.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

David Almeida destaca monitoramento da Covid-19 em passageiros no aeroporto de Manaus

Durante reunião virtual da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) na manhã desta terça-feira, 1º/6, o prefeito de Manaus, David Almeida, destacou a importância do monitoramento de passageiros nos aeroportos internacionais e a necessidade de fiscalizações sanitárias para conter a disseminação do vírus da Covid-19, salientando que são recomendações do Ministério da Saúde já seguidas na capital amazonense.

“Todos vocês acompanharam o que Manaus passou. Hoje, além da pandemia, a gente enfrenta a maior cheia da história, mas estamos dando a volta por cima, controlando a pandemia, vacinando portuários, aeroportuários, fazendo a testagem dos que entram aqui na cidade, aferindo temperatura, e ainda iremos anunciar novidades quanto à vacinação”, enfatizou Almeida na reunião com os prefeitos.

O objetivo da reunião foi discutir as alternativas de entrada de passageiros vindos de outros países e as necessidades de fiscalização sanitárias diante da pandemia da Covid-19. David Almeida destacou que a capital já se antecipou quanto às barreiras sanitárias e que a vacinação desse público segue em ritmo acelerado, além da testagem de passageiros e tripulantes em 10% de todos os voos que entram em Manaus.

“Nós estamos tomando todos os cuidados necessários, buscando solucionar os problemas, mesmo com um orçamento R$ 1 bilhão menor que o do ano passado, e, ainda assim, sem ajuda do governo estadual e federal, nós estamos pagando cinco auxílios, construímos 9 mil metros de pontes por causa da cheia, estamos com barreiras sanitárias, vacinação e testagem”, comentou o prefeito.

O atendimento dos portuários e dos trabalhadores do transporte aéreo foi antecipado por recomendação do Ministério da Saúde e iniciou em Manaus na sexta-feira, 28/5, diante do risco de circulação de variantes do novo coronavírus (SARS-Cov-2) em território nacional, em especial a variante “indiana” (B.1.617).

Os profissionais do transporte aéreo começaram a ser vacinados no aeroporto internacional Eduardo Gomes, na avenida Santos Dumont, bairro Tarumã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Para finalizar, o chefe do Executivo municipal agradeceu à FNP e parabenizou os outros prefeitos pelo trabalho que têm realizado durante a pandemia.

“Parabenizo a ação de todos os prefeitos, realmente precisamos lutar por mais vacinas, para finalmente superarmos tudo isso, mas agradeço à Frente Nacional dos Prefeitos e destaco que Manaus agora vive um momento bem diferente”, finalizou.

Texto – Maryane Maia / Semcom
Foto – Ruan Souza / Semcom

spot_img