As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

David Almeida e Amazonino disputam voto a voto, diz pesquisa para prefeito de Manaus

A 9ª pesquisa eleitoral realizada pela iMarketing, divulgada nesta terça-feira (20), aponta uma briga acirrada entre David Almeida (16,4%), Amazonino Mendes (15,8%) e José Ricardo (12,3%) para o cargo de prefeito de Manaus nas eleições 2020.

No total, 13 nomes foram colocados a disposição dos eleitores pela pesquisa. Veja o resultado:

Pesquisa aponta disputa acirrada para prefeito de Manaus em 2020

A margem de erro é de 2,8%, para mais ou para menos, com grau de confiabilidade de 95%. O que chama a atenção na pesquisa é o número elevado de eleitores, um total de 20,7%, que decidiu não optar por nenhum dos possíveis candidatos ao cargo municipal.

Os resultados mantêm a tendência das duas últimas rodadas. O estudo foi realizado entre os dias 16 e 18 de agosto, com 1.255 entrevistas em todas as seis zonas administrativas da capital.

A experiência em primeiro lugar

Outro ponto bastante interesse da pesquisa é que o eleitor amazonense mudou de perspectiva no quesito experiência versus renovação do cenário político local. Em 20 de março deste ano, antes da insatisfação com governos encabeçados por políticos de primeira viagem, o amazonense preferia “gente nova” em cargos públicos. Ficando com 50,6% contra 34,1% que preferiam os velhos caciques políticos.

Já em 19 de agosto, apenas cinco meses depois, o cenário é outro. 32,6% preferem os novatos políticos contra 54,2% que optaram pelos experientes.

Os gráficos mostram a mudança de pensamento do eleitor amazonense sobre políticos novos x experientes

A nova tendência anima velhos políticos que ficaram com as imagens arranhadas no último pleito. Parte deles perdeu cargos ocupados há anos, para dar lugar aos “novinhos” na política baré.

Eleitores preguiçosos?

Os próprios eleitores que participaram da pesquisa informaram que acham o eleitorado manauara acomodado, com 42,1% dos votos. Em segundo lugar ficaram as opções “revoltada” (10,5%) e “tolerante” (10,5%), seguidas por “submissa” (9%).

Pesquisa aponta o perfil do eleitor manauara

 

você pode gostar também