Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

-publicidade-

DCA da Polícia Civil do Amazonas faz alerta sobre a importância do Novembro Azul

Com a chegada do mês de novembro, a campanha Novembro Azul traz consigo o alerta redobrado para com a saúde do homem. O objetivo do movimento é promover mudança nos hábitos masculinos, destacando a importância das consultas e dos exames de rotina como maneiras de garantir a cura para o câncer de próstata, doença silenciosa e que apresenta os sintomas apenas nos estágios mais avançados.

De acordo com o médico do Departamento de Controle e Avaliação (DCA) da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Stanley Costa, muitos dos policiais civis na ativa são homens que devem ser rastreados para detecção precoce do câncer de próstata.

“Isto é importantíssimo para nós, pois temos muitos policiais acima de 45 anos. E esses homens sofrem em silêncio porque não só o câncer é capaz de comprometer a saúde da próstata, como também, o crescimento benigno dela. Muitas vezes, por medo ou desconhecimento, eles deixam de fazer a consulta e só vão ao médico quando os sintomas começam a afetar sua qualidade de vida”, revela Costa.

Conforme a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a partir dos 45 anos todo homem deve se consultar com um médico especialista, anualmente, para fazer o exame preventivo. Ainda segundo o médico, existem outras patologias que envolvem a próstata.

A primeira delas é chamada de crescimento benigno da próstata. “Com o passar da idade, a próstata do homem começa a crescer, alguns mais e outros menos. Em alguns casos, com esse crescimento pode gerar sintomas”, explica ele.

Já o câncer de próstata é pobre em sintomas e não tem relação com o tamanho do órgão. É rastreado por meio de um exame específico com o médico, que é o toque retal, e o exame de sangue simples.

Prevenções –Para homens com histórico familiar da doença, o exame preventivo deve começar aos 40 anos. “Existe um protocolo seguido por qualquer médico para fazer esse rastreamento. O paciente faz um exame de sangue simples e o toque retal. Esse exame serve para identificar como está a textura da próstata. Todos esses detalhes são muito importantes para o diagnóstico”, ressaltou Costa.

Para o crescimento benigno da próstata, existem vários tratamentos, desde medicamentos até cirurgia. “Os pacientes com histórico de tabagismo, bebidas alcoólicas e a má alimentação apresentam o maior índice de mau funcionamento da saúde. Por isso também fica o alerta para a realização de atividade física durante o período mais jovem da vida”, alertou Stanley.

Serviço – Como forma de incentivar o cuidado com a saúde do homem, Allynne Siqueira, diretora do DCA da PC-AM, adianta que, até o final do mês, os servidores, a partir dos 45 anos, podem comparecer no setor para atendimentos voltados ao assunto, das 8h às 17h. “Além disso, teremos um sorteio de dez brindes, exames e consultas voltados aos servidores da Polícia Civil que queiram realizar o rastreamento, juntamente com os nossos médicos do DCA”, disse Allynne.

Foto: Erlon Rodrigues/PC-AM

-publicidade-