As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

De graça – Atendimento para Declaração de Imposto de Renda 2020 começa nesta segunda (16)

Inicia nesta segunda-feira, 16.03, a partir das 14h, o atendimento gratuito para declaração de Imposto de Renda 2020, ano base 2019, na faculdade Martha Falcão | Wyden. A ação acontece pelo décimo primeiro ano consecutivo e é organizada pelos professores e alunos do curso de Ciências Contábeis e de Administração da instituição.

O atendimento é realizado sempre no período vespertino, até às 17h, de segunda a sexta-feira; e de 9h às 12h, aos sábados. Para participar, o declarante deve levar 1 lata de leite em pó. A arrecadação será revertida em doações para instituições beneficentes parceiras da faculdade.

No último sábado, 14.03, os alunos voluntários tiveram o último treinamento sobre as regras contidas na Instrução Normativa nº 1.924, da Receita Federal do Brasil, de 19/02/20, que determina as bases para declaração de imposto de renda este ano.

Estão obrigados a declarar os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis em 2019, cuja soma foi superior a R$ 28.559,70 e o contribuinte que recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil.

Além da lata de leite em pó, é preciso levar documentação pessoal como RG, CPF, Comprovante de residência e a Declaração de Imposto de Renda do ano anterior (2019, ano base 2018). Comprovantes e notas fiscais de serviços dedutíveis como recibos de médicos, dentistas, além dos informes de bancos, do plano de previdência, do plano de saúde e da empresa onde trabalha. Caso haja aquisição de bens como carro e imóveis, por exemplo, é preciso apresentar documentos comprobatórios da aquisição.

Outra observação é que os dependentes acima de 8 anos precisam ter CPF para serem declarados como tal, conforme exigência da Receita Federal.

De acordo com último dado divulgado pela Delegacia Regional da Receita Federal em Manaus, até a última quarta-feira, 11.03, contabilizou-se a entrega de 61.763 declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2020 no Amazonas. A expectativa para este ano é de 340 mil documentos entregues.

O atendimento gratuito na faculdade Martha Falcão | Wyden ficará aberto à população em geral até o último dia previsto pela Receita Federal para a entrega da declaração, 30.04.

Responsabilidade Social

Este ano, o projeto ganha um novo espaço: o Centro de Empreendedorismo e Inovação (CEI) da faculdade, inaugurando o espaço voltado à formação multidisciplinar dos acadêmicos.

Além do aspecto social, o atendimento visa capacitar os alunos, agregando conhecimentos de como proceder às informações no processo de preenchimento da Declaração do Imposto de Renda 2020.

De acordo com a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Lucilene Florêncio Viana, que também é membro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a ação demonstra o interesse dos acadêmicos no atendimento à comunidade aliando o crescimento profissional dos participantes.

Responsável pela supervisão dos alunos, o professor João Rezende Dantas destaca que o atendimento visa também a orientação e conscientização da sobre a importância de buscar um atendimento profissional. “Este é um dos motivos de muitos caíram na malha fina: a contratação de serviços em lan houses e de pessoas que não têm formação na área. Atendemos muitos casos assim. Aqui os alunos têm conhecimento e orientação para fazer uma declaração correta”, explica.