24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

De graça – Fiocruz Amazônia abre inscrições para curso de especialização Vigilância em Saúde em Tabatinga

Inscrições para especialização em Vigilância em Saúde na Rede de Atenção Primária à Saúde começam hoje, 10/6

De 10 a 25 de junho estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Curso de Especialização em Vigilância em Saúde na Rede de Atenção Primária à Saúde, oferecido pelo Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia). O curso está em sua segunda edição, e assim como a primeira, será realizado no município de Tabatinga (AM).

O curso é gratuito e destina-se a profissionais de nível superior que atuam em unidades básicas de saúde ou em unidades de saúde da família na região amazônica. Serão ofertadas 50 vagas, distribuídas entre Brasil (20), Colômbia (10), Equador (10) e Peru (10). Os candidatos estrangeiros devem ser indicados pelos órgãos competentes de seus países.

A segunda edição do curso é resultado de parceria entre Assessoria de Assuntos Internacionais de Saúde do Ministério da Saúde (Aisa-MS), Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), Organização Panamericana de Saúde (Opas), e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O curso será realizado em período integral (matutino e vespertino), em sistema modular, uma semana por mês, de segunda a sábado. A carga horária total do curso é de 440 horas, sendo 360h presenciais e 80h dedicadas ao trabalho de conclusão de curso.

O objetivo do curso é qualificar profissionais que atuam em cuidados primários de saúde para implantação e desenvolvimento de ações de Vigilância em Saúde no plano territorial-local, promovendo a integração entre oferta de cuidados de APS e ações de vigilância na rede básica de serviços de saúde.

Para se inscrever o candidato deve acessar a Plataforma Siga, da Fiocruz. São necessários os seguintes documentos: ficha de inscrição (disponível na Siga); currículo; carta de liberação para cursar a pós-graduação lato sensu (fornecida pela chefia imediata do candidato); declaração de disponibilidade do candidato para cursar a pós-graduação; passaporte com prazo de validade (no caso de alunos estrangeiros); histórico escolar do curso de graduação; e certidão de nascimento ou casamento.

O edital estará disponível a partir da segunda-feira, 10/6, no link http://www.sigals.fiocruz.br/inscricao/cadastro.do?acao=telaInicial&codCL=20584&codECL=18862&codI=625.

PÚBLICO-ALVO

O curso destina-se aos profissionais de nível superior que desempenham suas funções e/ou atividades em unidades básicas de saúde e/ou unidades de saúde da família, ou equivalente, na região amazônica.

INSCRIÇÃO

As inscrições são feitas online e ocorrem de 10 a 25 de junho de 2019. Antes de se inscrever o candidato deve ler com atenção o edital.

Para mais informações, envie mensagem para [email protected] ou telefone para (92) 3621-2350

A primeira turma de especialização de Vigilância em Saúde na Rede de APS do Alto Solimões encerrou em novembro do ano passado, com a realização de um simpósio onde foram apresentados os trabalhos nas modalidades de pôsteres e comunicações orais. O curso aconteceu na sede do Instituto Federal do Amazonas (Ifam/Campus Tabatinga).

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui