As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

De olho na manchete: estudantes criam jornal escolar no Áurea Braga

Intitulado Jornal APB, projeto tem como objetivo divulgar à comunidade escolar as atividades e eventos desenvolvidos na unidade de ensino

Os integrantes do grêmio estudantil Voz Ativa, do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Áurea Pinheiro Braga, localizado no bairro Compensa 3, zona oeste de Manaus, estão vivenciado a experiência de se trabalhar em uma redação jornalística. Isso porque, desde o último mês de junho, o grupo põe em prática o Jornal APB: um folhetim semanal que tem como objetivo divulgar à comunidade escolar as atividades e eventos desenvolvidos na unidade de ensino ao longo do ano.

Atualmente, o projeto já conta com duas edições – disponíveis no Instagram oficial do grêmio (@gremio.estudantil.aureabraga) – e desenvolve matérias dentro de diversas editorias, como Esporte, Educação, Cultura e Entretenimento, para citar algumas. Por seus realizadores se preocuparem com o meio ambiente, o Jornal APB possui somente formato digital.

Assim como qualquer redação jornalística, o projeto conta com uma equipe de editores e redatores, que utilizam a tecnologia como aliada, estreitando a interação entre a escola e a sociedade. Todo o material produzido pelos alunos é supervisionado pela professora de Língua Portuguesa e idealizadora do jornal, Ana Paula Farias, e pela gestora do Ceti, Eliana Nascimento de Almeida.

Editor-chefe do projeto e presidente do grêmio estudantil Voz Ativa, Daniel Pablo Vasconcelos acredita que a atividade está servindo como um laboratório para os estudantes. “Está sendo uma experiência incrível. Buscar informações da escola, criar edições, publicar o jornal e ver o reconhecimento da comunidade escolar têm sido muito gratificante para nós”, completou Daniel.

Ele conta que, apesar de trabalhoso, o Jornal APB não interfere na rotina escolar, pois é desenvolvido depois da aula. “A atividade está sendo muito importante para o rendimento escolar, porque incentiva a leitura, a escrita e a busca por informações”, afirmou.

Criadora do projeto, Ana Paula revela que começou a trabalhar a ideia do jornal há um ano – mas que apenas agora conseguiu colocá-lo em prática. “Ano passado fui responsável por outras atividades e uma ideia como a do Jornal APB requer tempo e dedicação”, explicou.

A educadora admite que idealizou o projeto com dois objetivos em mente: envolver os alunos em ações que desenvolvessem a escrita e a leitura e divulgar para a comunidade as atividades que aconteciam no Ceti. “O engajamento dos estudantes está sendo muito produtivo. Eles estão realmente se dedicando em fazer o melhor e o retorno da comunidade escolar tem sido super positivo”, elogiou Ana Paula.

Além de Daniel e Ana Paula, a equipe do Jornal APB conta, ainda, com Helena da Silva Rodrigues (redatora) e Rafael Luiz Tiúba de Jesus Sales (redator).

Importância – Para a gestora Eliana Nascimento de Almeida, o Jornal APB desempenha um papel fundamental dentro do Ceti Áurea Pinheiro Braga. “Ele funciona como um portal de informação para os alunos, professores e toda a comunidade escolar. Desta forma, todos têm acesso as nossas atividades, sejam elas culturais, esportivas ou sociais, e conhecem, também, um pouco dos projetos que o Ceti desenvolve”, frisou Eliana.

Ela ressalta, ainda, que o projeto serve para mostrar que a escola está aberta a ideias inovadoras. “Com isso, queremos mostrar que apoiamos iniciativas como essa, que contribuem tanto para o desenvolvimento da aprendizagem quanto para a formação dos nossos estudantes”, finalizou.

FOTO: DIVULGAÇÃO

você pode gostar também