Take a fresh look at your lifestyle.

De olho no futuro do esporte: Governo do Amazonas realiza primeiro Grande Festival Transforma

-publicidade-

Iniciativa é parte das atividades desenvolvidas pelo Comitê Olímpico Manaus 2016 para incentivar os jovens à prática de modalidades olímpicas
O Governo do Amazonas, por meio do Comitê Estadual Organizador do Torneio Olímpico de Futebol Manaus 2016 (Cool Manaus) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), vai levar ao Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na manhã da próxima sexta-feira (26), o primeiro Grande Festival Transforma, oferecendo 20 modalidades olímpicas e paraolímpicas para crianças e adolescentes alunos da rede pública de ensino, e moradores dos arredores. O evento acontece das 7h às 11h e tem entrada gratuita.

Com o intuito de apresentar modalidades olímpicas para crianças e adolescentes, o programa Transforma tem importância também como uma ferramenta de fomento de política social por meio do esporte. Com o evento, jovens de 4 a 13 anos podem experimentar esportes que muitas vezes parecem incomuns no cotidiano e, a partir daí, observar a semelhança das brincadeiras do dia a dia com esportes disputados nos Jogos Olímpicos, a cada quatro anos.

Essa ligação é que pode chamar a atenção destes jovens e fazer despontar uma nova safra vitoriosa do esporte amazonense em diversas modalidades. É o que pensa o Coordenador do Cool Manaus, Mário Aufiero, encontrando no programa uma forma eficiente de difundir a prática esportiva para as futuras gerações. “Muitas brincadeiras escondem potenciais atividades esportivas e, muitas vezes, não nos damos conta por serem esportes de menor visibilidade. O ‘tacobol’ é bem do hóquei, por exemplo. O ‘Transforma’ tem esse objetivo, de mostrar para essas crianças que elas podem ser atletas como os ídolos da TV”, observa Aufiero.

O PROGRAMA
O programa Transforma atua especialmente nas escolas, proporcionando aos alunos um maior envolvimento com os valores olímpicos e paraolímpicos, além de apresentar modalidades disputadas nos Jogos, aproximando estes estudantes do evento.

Em Manaus, coordenadores do programa ligado ao Comitê Rio 2016 promoveram oficinas de capacitação para professores da rede pública de ensino, transformando-os em multiplicadores das atividades.

O Comitê Olímpico Manaus 2016, desde o final de 2015 deu início ao programa, com a realização do 1º Mini Festival Transforma no conjunto residencial Viver Melhor, onde atendeu aproximadamente 220 crianças em 11 modalidades, entre olímpicas e paralímpicas. Neste primeiro grande festival serão 20 modalidades.

Diversas secretarias e federações esportivas participam das atividades, proporcionando um momento saudável com a orientação correta para os jovens, que têm a companhia de profissionais de educação física durante todo o momento.

MODALIDADES
Olímpicas:
Tênis de mesa, judô, atletismo; lançamento de pelota (dardo), luta olímpica, tênis de quadra, rugby, hóquei sobre grama, hipismo, canoagem, voleibol, badminton, basquete, natação, boxe.

Paralímpicas:
Voleibol sentado, atletismo adaptado, goalball, recreação adaptada, futebol de 5, bocha, basquete de cadeira de rodas.

-publicidade-