24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

De volta às ruas, prefeitura de Manaus lança quinta etapa do ‘Requalifica’ e programa já alcança quase 600 vias

O maior programa de recapeamento desenvolvido pela Prefeitura de Manaus, o Requalifica, ganhou nesta quarta-feira, 11/3, a sua quinta etapa, com 57 vias que serão contempladas, a maioria concentrada no bairro Novo Aleixo, zona Norte da cidade. O lançamento foi feito pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, que se recupera de uma cirurgia no joelho e não escondeu sua alegria em voltar às ruas.

“Estava morrendo de vontade de estar na rua, perto dos garis, dos operários, conversar e ouvir. Eu gosto mesmo do trabalho na rua. Tenho acompanhado tudo pelos relatórios, pelo tablet, para saber até que ponto esse meu afastamento afetou o andamento dos projetos. E não afetou nada. Logo, logo, estarei 100% para continuar trabalhando e dar nossa colaboração a essa Manaus nova que ressurgiu, que renasceu e que é orgulho dos manauaras”, afirmou o prefeito.

As obras de recuperação viária estão concentradas no bairro Novo Aleixo, com as 30 ruas que estão em estado mais comprometido e também que são mais vitais para o fluxo do trânsito e transporte coletivo no bairro. A concentração se deve ao fato de que os recursos são resíduos do contrato da Prefeitura de Manaus com a Caixa Econômica Federal para a construção do Corredor do Mindu e devem ser aplicados nas áreas do entorno, para implantação de infraestrutura, como é o caso do bairro Novo Aleixo.

“Essa é uma área vital para o tráfego de pessoas e veículos dessa localidade e estou bastante feliz por estar fazendo essa ação”, disse o prefeito. Desde o ano passado, a Prefeitura de Manaus vem trabalhando na infraestrutura da área de entorno do Corredor do Mindu, com obras de requalificação viária, drenagem profunda, contenção de margem e dragagem do igarapé, que beneficiam não só o Novo Aleixo como também o bairro São José Operário, já na zona Leste. O Corredor do Mindu limita as duas zonas da cidade. “O Novo Aleixo foi uma opção da Caixa Econômica pela proximidade com o Corredor do Mindu, que já está prontinho para ser inaugurado”, afirmou Arthur.

O prefeito declarou, ainda, se sentir grato pelo volume de obras que conseguiu imprimir na cidade nos últimos dois anos, proporcionado pelo equilíbrio fiscal da Prefeitura de Manaus e pelo crédito concedido pelas instituições financeiras. Ele anunciou para a próxima semana o lançamento do programa de ciclovias e ciclofaixas e a construção de um velódromo para competições, que poderá atrair o turismo de eventos esportivos para a cidade. “Nós estamos mudando a cara da cidade, no campo educacional, da saúde e da infraestrutura. Manaus toda me enternece, me enche de júbilo”, disse.

As obras

Os bairros Novo Aleixo e Cidade Nova, na zona Norte, e Parque 10 de Novembro, na zona Centro-Sul, fazem parte desse novo pacote lançado. Os serviços estão sendo iniciados pelas ruas João Dourado e Antônio Sérgio Vieiralves, ambas no Novo Aleixo, com 30 ruas contempladas. Outras 27 vias na Cidade Nova e Parque 10.

“As equipes já estão fazendo os remendos profundos, retirando todo o material borrachudo, instável, fazendo o recorte, a recomposição de base em pedra rachão e a fresagem mais ondulada, para quando passar o recapeamento não haver irregularidades na pista”, explicou o secretário municipal de Infraestrutura, Kelton Aguiar. “Além disso, também estamos fazendo meio-fio, sarjeta e limpeza de bueiros onde é necessário”, completou.

Com mais de sete quilômetros de extensão, a avenida José Henriques, conhecida popularmente como Grande Circular, na Cidade Nova, também será totalmente recapeada. O programa vai devolver a trafegabilidade da via, tornando-a ainda mais segura para todos.

Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), as ruas e avenidas contempladas pelo “Requalifica” são escolhidas após um levantamento técnico, considerando vias que já não comportam mais tapa-buracos. As equipes de obras trabalham com a retirada do pavimento deteriorado, substituindo por novas camadas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ).

Desde maio de 2019, quando foi lançada a primeira fase do programa Requalifica, a Prefeitura de Manaus já recapeou ou está recapeando mais de 520 vias em bairros e comunidades das zonas Norte, Sul, Centro-Sul, Leste, Oeste e Centro-Oeste da capital, com as etapas 1, 2, 3 e 4. Ao fim da quinta fase, serão quase 600 vias alcançadas, além de outras etapas previstas e de corredores contemplados com ações de tapa-buracos.

Texto – Jacira Oliveira / Semcom e Assessoria da Seminf

Foto – Alex Pazuello / Semcom

spot_img