27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Debate com secretários da Amazônia Legal e rodas de conversa on-line são destaques da Semana do Meio Ambiente da Sema

Programação virtual tem início nesta segunda-feira (01/06) e o encerramento ocorre em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente

A Semana do Meio Ambiente terá um formato diferente neste ano. Por conta da pandemia de Covid-19, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) realizará uma programação 100% virtual, com palestras e debates junto a especialistas na temática ambiental e seus desdobramentos socioeconômicos no Amazonas. O evento será realizado de 1º a 05 de junho, em diversas plataformas digitais.

“Tradicionalmente, a Semana do Meio Ambiente é realizada no formato presencial, mas, por conta dos acontecimentos mundiais de 2020, isso não foi possível. Optamos por aproveitar os recursos digitais para promover um palco de discussões, com foco na Amazônia. Decidimos seguir uma agenda pautada nos acontecimentos atuais, a fim de discutir problemas, propor soluções e engajar um público ainda mais diverso na causa ambiental”, disse o secretário da Sema, Eduardo Taveira.

Em pauta, serão discutidos temas, como: o cenário do meio ambiente durante a pandemia; impactos do desmatamento ilegal e os desafios no combate a ilícitos ambientais na Amazônia; ideias e exemplos da economia da floresta, além de perspectivas para conciliação entre conservação, preservação e setor primário no Amazonas.

A agenda on-line contará com convidados especiais da área ambiental, em nível regional e nacional. O destaque vai para o webinar do dia 05 de junho, que será marcado por um debate entre todos os secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal. O evento faz parte da agenda de discussões do Fundo Verde para o Clima (do inglês GCF) e será transmitido pelo Youtube da Sema Mato Grosso.

As demais transmissões ao vivo serão exibidas no perfil da Sema no Instagram (@semaamazonas) e na página da Sema Amazonas no Facebook. Confira abaixo a programação completa.

Lives – A abertura será no dia 1º de junho, às 16h, em live via Instagram, com representantes do Sistema Estadual de Meio Ambiente. O secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, dividirá tela com o diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Juliano Valente, na live “Por que estamos em emergência ambiental?”, a fim de aproximar o usuário da rede social às causas do desmatamento ilegal e ações de combate junto ao Governo Federal.

Já na terça-feira (02/06), o tema em foco será “Meio ambiente e os desafios da pandemia: impactos da Covid-19 na área ambiental”. Participam o secretário executivo da Sema, Luís Henrique Piva, e a secretária executiva adjunta da Secretaria, Christina Fischer. A transmissão será a partir das 16h, também pelo Instagram.

Webinars – Na quarta-feira (03), inicia o circuito de webinars, com a presença de três convidados externos, que atuam com a temática em debate. O primeiro tema será “Setor primário e meio ambiente: oportunidades ou entraves?”, com transmissão pelo Facebook da Sema a partir das 15h.

Participam da discussão o secretário de Estado da Produção Rural, Petrúcio Magalhães; o diretor de Novos Negócios do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam), Mariano Cenamo; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas, Muni Lourenço; além do secretário da Sema Amazonas, como mediador.

Já na quarta-feira, 04 de junho, às 17h (horário de Brasília) e 16h (horário de Manaus), o debate on-line incluirá os Secretários de Meio Ambiente do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O webinar vai abordar a temática “Estados da Amazônia contra o desmatamento ilegal e outros ilícitos ambientais: ações no contexto da Covid-19” e será transmitido pelo Youtube da Sema Mato Grosso.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, na sexta-feira (05/06), será para a discussão de perspectivas para o desenvolvimento sustentável no Amazonas, com o webinar “Como a economia da floresta pode salvar a Amazônia: ideias e exemplos”, a partir das 15h, via Facebook. A proposta é explorar as possibilidades de uma economia voltada à conservação das florestas e à manutenção da cultura e saberes das populações tradicionais do estado.

O webinar contará com a mediação do secretário Eduardo Taveira e tem como convidados o professor titular da Faculdade de Ciências Agrárias e do Centro de Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Henrique Pereira; o diretor técnico do Idesam, Carlos Koury e o superintendente da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Virgílio Viana.

Foto: Ricardo Oliveira/Sema

spot_img