27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Defensoria promove debates sobre a pandemia e as mulheres, e a vulnerabilidade de gênero entre ribeirinhas e indígenas

Cursos on-line oferecidos pela Escola Superior da DPE-AM nos dias 18 e 22 de março fazem parte da campanha “Papo por Elas – edição especial”

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realiza, nesta quinta-feira (18/02) e na próxima segunda (22/03), mais dois cursos on-line para levantar debates sobre direitos da mulher. Os eventos, realizados com a coordenação da Escola Superior da DPE-AM (Esudpam), fazem parte da campanha “Papo por Elas – edição especial – Um mês para debater direitos das mulheres”, que teve início em 1º de março.

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a DPE-AM dedica, por meio da campanha, o mês inteiro a levantar reflexões sobre a proteção de direitos, enfrentamento à violência e garantias de segurança jurídica das mulheres. Os debates ocorrerão até 29 de março, de forma virtual e com acesso ao público em geral, por meio de cursos on-line.

Na quinta-feira (18/03), às 16h, a professora Débora Diniz, da Universidade de Brasília (UnB), abordará o tema “A pandemia e as mulheres”. O próximo curso será na segunda (22/03), às 14h30, com o tema “A vulnerabilidade de gênero e a violência doméstica, um olhar para as mulheres ribeirinhas e indígenas”. O curso será ministrado pela advogada Adriana Lo Presti Mendonça. Adriana é mestranda em Constitucionalidade e Direitos da Amazônia/UFAM; especialista em Processo Civil/UFAM; membro da Academia de Ciências e Letras Jurídicas do Amazonas; vice-presidente da OAB/AM gestão 2016/2018; membro da Comissão Nacional da Mulher; e advogada pelo Conselho Federal da OAB.

Para participar dos cursos, basta se inscrever gratuitamente no site da Defensoria, por meio do link https://defensoriaam.com/esudpam/cursos/. Os cursos são transmitidos via Google Meet, com link disponibilizado na plataforma Coursify (login e senhas para acesso à plataforma serão encaminhados para o e-mail informado na inscrição). Cada curso tem disponibilidade de 95 vagas, para público interno da Defensoria e externo.

Campanha – A campanha “Papo por Elas – edição especial – Um mês para debater direitos das mulheres” teve início no dia 1º de março, com transmissão ao vivo pelo Facebook da FUnATI (FUNATIAMAZONAS). A coordenadora do Nudem, defensora pública, Pollyana Vieira, participou do Bate-Papo FUnATI – “Respeito é bom e é lei!”, juntamente com a deputada estadual Alessandra Campêlo, presidente da Comissão da Mulher, das Famílias e do Idoso, da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam).

No dia 3 de março, foi realizado o curso on-line “Desafios da mulher no meio acadêmico”, ministrado por Dorinethe dos Santos Bentes, doutoranda em Direito e Justiça na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); mestra em História pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com especialização em Direito Ambiental e Urbanístico pela Uniderp e em História Social da Amazônia pela Ufam. Dorinethe também é professora da faculdade de Direito da Ufam, lotada no Departamento de Direito Público.

No dia 8, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, foi realizado o Webinário da Mulher, com a realização de dois cursos que trataram da importância da interseccionalidade para a realização dos direitos das mulheres e da atuação das mulheres na Defensoria Pública. No dia 10, foi a vez do curso “Direitos das Mulheres em tempos de pandemia”.

Participam da campanha o Núcleo de Proteção e Defesa da Mulher (Nudem), a Coordenação de Projetos Especiais, a Escola Superior da Defensoria (Esudpam) e a Associação de Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Amazonas (Adepam), além da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI).

ARTE: Divulgação/DPE-AM

spot_img