Amazonas Notícias

Defensoria Pública amplia atuação em Eirunepé com novos defensores

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) reforçou sua presença no interior ao expandir o Polo do Juruá, em Eirunepé, com a nomeação de dois novos defensores públicos. Além disso, foi estabelecido um Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura para a disponibilização de servidores municipais que atuarão na equipe.

“O interior conta agora com a Defensoria como uma porta de esperança”, afirmou o Defensor Público Geral, Rafael Barbosa, durante a cerimônia de apresentação dos defensores na Câmara Municipal de Eirunepé. A ampliação do Polo do Juruá é mais um marco no processo de interiorização da Defensoria.

Os defensores Vinicius Mariani e Renato Fernandes foram designados para o Polo do Juruá, que atende não apenas Eirunepé, mas também Carauari, Itamarati, Envira, Ipixuna e Guajará. Inaugurado em fevereiro, o Polo do Juruá é o 12º do interior do Amazonas, destacando o compromisso da DPE-AM com a região.

A defensora Renata Visco, diretora de Interior da DPE, ressaltou a importância de fortalecer os polos já existentes para ampliar o acesso à Justiça no interior do Estado. “Hoje contamos com 12 polos, mas estamos ampliando e efetivando os trabalhos da Defensoria”.

O Polo do Juruá possui uma estrutura robusta, com 12 guichês de atendimento, recepção para 36 pessoas, sala de conciliação, dois defensores permanentes, três servidores concursados, três estagiários, um residente jurídico e quatro servidores cedidos pela Prefeitura.

“A primeira gestão do Ricardo começou com a entrega do Polo, e nós concluímos com um Polo completo, com defensor, servidor e estrutura para atender mais e melhor a população”, complementou Rafael Barbosa.

Renato Fernandes elogiou a estrutura do polo e destacou o momento de aprendizado e dedicação. “A estrutura é muito boa, com servidores dedicados. Estamos empenhados para desempenhar essa função e desenvolver o que estudamos”.

Vinicius Mariani, coordenador do Polo do Juruá, destacou a receptividade da cidade e dos servidores, afirmando a importância de manter a qualidade do atendimento. “É uma alegria ser tão bem recebido por todos”.

O prefeito de Eirunepé, Raylan Barroso, ressaltou que a chegada da Defensoria elevou o patamar do município e auxiliou a população em situações rotineiras, diminuindo a demanda da Secretaria de Assistência Social.

Biografias

Renato Fernandes é de Brasília, graduado em Direito pela UNB, com experiência na Defensoria Pública do Distrito Federal, Defensoria Pública do Tocantins e Tribunal de Justiça do Tocantins.

Vinicius Mariani, natural do Paraná, é graduado pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduado pela Universidade Cândido Mendes, tendo atuado no Tribunal de Justiça do Paraná e no Ministério Público de São Paulo.

Atendimento

A Defensoria Pública oferece atendimento no interior do Amazonas pelo WhatsApp (92) 98559-1599, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Relacioandos