Defensoria Pública do Amazonas terá uma nova sede

Mudança do prédio localizado na Avenida Maceió para imóvel situado no bairro Aleixo vai ocorrer tão logo as adaptações físicas em novo edifício forem concluídas

O defensor público-geral do Amazonas, Rafael Barbosa, assinou na manhã desta terça-feira, 30, o contrato de locação da nova sede da Defensoria Pública do Amazonas (DPE/AM), que ficará localizada na Avenida André Araújo, bairro Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus. O prédio tem 11 mil metros quadrados e possui 10 andares, sendo cinco no subsolo.

O novo edifício tem 206 vagas na garagem e a localização vai facilitar o acesso da população à DPE/AM. A nova sede da instituição ficará nas imediações do Fórum Henoch Reis, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ/AM), do Ministério Público Federal (MPF/AM) e do anexo do Ministério Público do Estado (MPE/AM). O aluguel custará R$ 150 mil por mês.

Atualmente, a DPE/AM mantém gastos de R$ 53 mil com aluguéis. De acordo com o defensor público-geral, Rafael Barbosa, a mudança é estratégica e natural diante do aumento da demanda de público da Defensoria. Entre 2016 e 2017, o órgão aumentou de 230 mil para 276 mil o número de atendimento, o que corresponde a 25% a mais em um ano.

Rafael Barbosa explica que apesar do custo adicional com aluguel, a instituição vai economizar com combustível, devido aos constantes deslocamentos entre os núcleos do órgão e, além de tudo, vai garantir um espaço digno de atendimento à população.

“Nosso gasto com aluguel vai aumentar, mas, em compensação, nós iremos unificar serviços, concentrar atividades, ampliar atendimentos e garantir segurança. Com certeza vale o gasto porque é em prol da população, que merece esse atendimento”, comentou.

Para ele, “esse é um dos momentos mais importantes da Defensoria Pública do Amazonas”. “A instituição hoje alcançou um patamar de atendimento em que o imóvel atual já não correspondia e não representava a importância dela para o Estado”, disse Rafael Barbosa.

O defensor público-geral ainda frisou que a mudança vai proporcionar maior segurança aos bens da Defensoria Pública do Amazonas, cujas dependências vêm sendo atacadas nos últimos anos por assaltantes, com prejuízos incontáveis.

“Avaliamos a questão da segurança também, já que, vez ou outra, nossos imóveis são assaltados, o que gera perdas materiais e prejuízo a informações de processos em andamento. Colocando tudo na ponta do lápis, será um ganho para todos”.

A assinatura do contrato de aluguel ocorreu no final da manhã desta terça-feira, com a presença do representante legal do edifício que pertence à Pearge Empreendimentos.

“O prédio está pronto para ser utilizado, faltando apenas a instalação de ar-condicionado e divisórias. É um prédio moderno, construído com tecnologia moderna, com uma localização privilegiada”, disse o empresário Petrônio Pinheiro Machado.

A mudança da sede da DPE/AM, situada atualmente na Avenida Maceió, para o bairro Aleixo, deve ocorrer assim que as adaptações físicas para a instalação dos gabinetes for concluída.