27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Defensoria Pública do Estado e Ufam firmam parceria para aperfeiçoar formação de defensores, servidores e colaboradores

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) firmaram um Acordo de Cooperação nesta segunda-feira (21/09) que visa promover o intercâmbio de conhecimento e o aperfeiçoamento da formação de defensores públicos, servidores e colaboradores. A parceria institucional tem por objetivo, a partir da realização de cursos de especialização, estimular e realizar programas de cooperação em assuntos técnicos, científicos, educacionais, sociais e culturais. A cerimônia de assinatura do acordo foi realizada na sede da Defensoria, no bairro Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus.

Para o defensor geral, Ricardo Paiva, a parceria com a Ufam é muito importante para a Defensoria Pública, sendo uma forma de democratização do acesso à educação. “Essa parceria vai trazer muito valor e agregar muito conhecimento para a Defensoria Pública. É a forma que encontramos de democratizar o acesso à educação de uma forma geral dentro da instituição. Temos alguns programas específicos para defensores, para membros, em que se restitui de alguma forma cursos que eles venham a fazer, e, dessa forma, vamos ampliar esse acesso e permitir que todos possam participar”, disse Paiva, durante o ato de assinatura do acordo.

O defensor geral ressaltou ainda que a ideia é poder avançar nesta parceria com a universidade e construir outras novas, com algo que seja bom para a universidade e também para a Defensoria. Paiva também destacou que a Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (Esudpam) terá papel importante na coordenação dos cursos. “Minha palavra hoje é de gratidão. Quero agradecer a todos e vamos construir novas parcerias, porque, para a Defensoria, isso é algo muito importante”, disse.

O presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade do Amazonas (FUA) e reitor da Ufam, Sylvio Puga, avalia que, com parcerias como essa com a Defensoria, a universidade cumpre seu papel de compartilhar conhecimento com a sociedade.

“Nesse dia, mais uma vez, a Ufam cumpre a sua missão enquanto instituição. A nossa missão é levar conhecimento a toda a Amazônia e a todo o Brasil. Então, nesse ato que estamos realizando nesse momento, estamos cumprindo a nossa missão por meio da nossa Faculdade de Direito, que para nós é um motivo de orgulho, é a nossa célula mater. A Faculdade de Direito foi a nossa primeira organização enquanto instituição, há 111 anos, e é uma faculdade que sempre atendeu ao clamor da sociedade amazonense, quando solicitada, não somente para formar pessoas, mas também para fazer parcerias como esta”, afirmou Puga.

O reitor acrescentou que a parceria também agregará valor ao curso de mestrado da Faculdade de Direito e que, tanto Defensoria quanto Ufam, só têm a ganhar. Puga ressaltou ainda que a universidade está aberta a outras parcerias que venham a ser construídas.

Também participaram da cerimônia de assinatura do acordo, pela Defensoria, o subdefensor geral, Thiago Nobre Rosas, o diretor de Apoio Jurídico e Assuntos Institucionais, Nairo Aguiar, e o coordenador da Esudpam, Maurílio Casas Maia. Pela Ufam, estiveram presentes também o diretor da Faculdade de Direito, Carlos Alberto de Morais e o vice-diretor da faculdade, Adriano Fernandes Ferreira.

Foto: Clóvis Miranda/DPE-AM

spot_img