25.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Defensoria Pública e Marinha do Brasil atendem quatro comunidades ribeirinhas na Região Metropolitana Manaus

Defensoria Pública/Marinha do Brasil/comunidades ribeirinhas/Região Metropolitana Manaus

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio do programa “Defensoria Itinerante”, concluiu nesta quarta-feira, dia 22, a ação inédita, em parceria com a Marinha do Brasil, atendendo a comunidades ribeirinhas do entorno da região metropolitana de Manaus, no trajeto entre o município de Careiro da Várzea e Itacoatiara. Durante a ação, que alcançou quatro comunidades, foram realizados 24 atendimentos, com seis petições, dois encaminhamentos, dois ofícios e três consultas processuais. O Careiro da Várzea fica a 25 quilômetros, em linha reta, de Manaus, e 32 quilômetros via fluvial, da capital e Itacoatiara dista de Manaus 176 quilômetros, em linha reta, e 211, via fluvial.

Durante a ação itinerante, uma equipe de três defensoras públicas prestou assistência jurídica em questões de Família no navio Soares de Meireles, que faz parte da frota da Marinha do Brasil no Amazonas, atendendo a população do município de Careiro da Várzea na segunda-feira, dia 20, e as comunidades localizadas ao longo do caminho até o município de Itacoatiara nos dias posteriores. A Defensoria Pública prestou serviço jurídico e a Marinha levou às comunidades serviços médicos e odontológicos.

Entre os atendimentos realizados, o maior número foi de ações de alimentos, que somaram seis casos. Em segundo lugar estão as retificações de registro. Em terceiro lugar, estão investigação de paternidade, registro tardio e reconhecimento de união estável, com dois atendimentos cada. Em seguida estão divórcio litigioso, pensão por morte, auxílio reclusão, cumprimento de sentença, previdenciário, procuração e indenização por desapropriação indireta.

Uma nova parceria com a Marinha está prevista, mas ainda sem data definida. A equipe do “Defensoria Itinerante” vai analisar o calendário de ações do navio e verificar a disponibilidade do programa para verificar que viagens poderão ser acompanhadas.

De acordo com a defensora pública, Caroline Braz, coordenadora do programa “Defensoria Itinerante”, a parceria foi firmada por iniciativa da Defensoria Pública, que sabendo do serviço já prestado pela Marinha por meio do navio, decidiu procurar a instituição para propor a atuação em conjunto.

As defensoras que participaram da ação prestaram atendimento jurídico aos moradores da região e também deram orientações sobre benefícios sociais a que eles têm direito.

A defensora Caroline Braz ressalta que este é um projeto piloto, que serve para identificar as condições para ações futuras, com o intuito de conseguir levar mais defensores para atender comunidades ribeirinhas em um trajeto mais longo e municípios mais distantes.

No mês de abril, o “Defensoria Itinerante” estará na Câmara Municipal de Iranduba para levar os serviços da instituição à população do município. O atendimento será feito nos dias 26, 27 e 28 do próximo mês.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui