As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Defensoria Pública empossa mais 10 novos defensores para atuar no interior do Amazonas

Posse será na próxima segunda-feira (18/11), às 8h, na sede do Governo do Estado

O defensor público geral, Rafael Barbosa, vai empossar 10 novos defensores públicos aprovados no último concurso, para ocuparem polos da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) no interior do estado. A posse será na próxima segunda-feira (18/11), às 8h, na sede do Governo do Estado, na avenida Brasil, 3.925, bairro Compensa, zona centro-oeste.

O concurso teve um total de 58 classificados, e 27 defensores já foram nomeados.

Os 10 nomes a serem empossados na próxima segunda-feira são: Gabriel Herzog Kehde, Carine Teresa Lopes de Souza Possidônio, Thaís Maria Marra Correa, Lucas Fernandes Matos, Elânia Cristina Fonseca do Nascimento, Luiz Gustavo do Nascimento Cardoso, Enale de Castro Coutinho, Jessica Cristina Melo de Matos, Rodrigo Santos Valle e Marilia Oliveira Martins.

Em fevereiro deste ano, foram empossados Rodolfo Pinheiro Bernardo Lobo, Roberta Eiffer Barbosa e Gabriela Andrade. Em março, foram empossados Stefanie Barbosa Sobral, José Maria Arcanjo Alves Filho, Oswaldo Machado Neto e Natália Saab Martins da Silva.

No mês de maio, foram empossados Vinícius Cepil Coelho, Bruno Fiorin Herning e Rafael Lutti. E, em junho, também foram empossados Danilo Garcia, Gabriela Gonçalves, Saelli Miranda Lages, Márcia Mileni, Juliana Maia Antoniassi, Murilo Menezes e Jéssika de Lima Freire.

Emoção – Entre os já nomeados e a serem empossados está a amazonense Carine Possidônio. Aos 26 anos, ela já trabalhou como assistente jurídica na Defensoria Pública e ficou emocionada com o momento muito especial da sua vida. “Minha expectativa contribuir para fazer melhor o que a Defensoria faz, que é atender bem ao assistido que nos procura”, afirmou Carine.

Outro amazonense a ser empossado será Lucas Matos, 25, que foi servidor do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-AM) e também está feliz por realizar o sonho de atender juridicamente o cidadão amazonense por meio da DPE-AM. “É uma grande responsabilidade para a qual darei o meu melhor”, assegurou.

A defensora Elânia Cristina Fonseca do Nascimento, 31, que também será empossada, é cearense, mas radicada em Boa Vista (RR) há mais de 20 anos. Ela disse estar feliz pela aprovação no concurso do Amazonas por ficar mais próxima da família e poder permanecer na região Norte.

“Estou me sentindo muito acolhida aqui no Amazonas onde quero ficar para realizar o meu trabalho como defensora”, afirmou ela, que já fez vários concursos para o cargo em outros estados.

Estratégia da DPE-AM para fortalecer o processo de interiorização e melhorar o atendimento da população do interior, as nomeações dos concursados vêm garantir um atendimento mais eficiente ao assistido, destaca o defensor geral.

Polos – Um dos principais pontos da gestão do defensor público geral, Rafael Barbosa, o processo de interiorização da Defensoria Pública começou em novembro de 2017 com a inauguração do Polo do Baixo Amazonas, com sede em Parintins e atendendo também aos municípios de Nhamundá, Barreirinha e Boa Vista do Ramos.

O segundo polo da Defensoria Pública no interior foi inaugurado na região do Médio Amazonas, com sede em Itacoatiara, em março de 2018, para atender também aos moradores de Rio Preto da Eva, Itapiranga, Silves, Urucará, São Sebastião do Uatumã e Urucurituba.

Em abril deste ano, o terceiro polo da DPE foi inaugurado na região do Madeira, no município de Humaitá, para atender também aos municípios de Nova Olinda do Norte, Borba, Novo Aripuanã, Manicoré e Apuí.

Em julho, foi a vez da população do Médio Solimões ter acesso ao direito de ter gratuitamente o serviço da Justiça, com mais uma unidade da Defensoria Pública inaugurada no interior, essa com sede em Tefé. Esse foi o quarto polo inaugurado pela instituição em menos de dois anos, para atender também aos municípios de Jutaí, Maraã, Juruá, Uarini, Alvarães, Japurá e Fonte Boa.

O próximo polo, a ser inaugurado em dezembro deste ano, será o que vai atender ao Alto Solimões, com sede em Tabatinga, para atender também os municípios de Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença e Tonantins.

FOTO: Acervo/DPE-AM

você pode gostar também