24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Defesa Civil do Amazonas emite alerta de cheia para o Alto Solimões e orienta municípios quanto às medidas preventivas

A Defesa Civil do Amazonas emitiu nesta terça-feira, 4 de abril, um alerta de cheia para os municípios da calha do Alto Solimões. O nível do rio chegou a 11,91m, ultrapassando em 11cm a cota de alerta, que é de 11,80m. O documento emitido pelo órgão estadual cobra medidas preventivas e o Plano de Contingência dos municípios.

“Nessas situações, que ainda não há emergência, mas que já apresenta situação de alerta, a primeira resposta é sempre do município. Mas a Defesa Civil do Estado se antecipa e solicita o plano de contingência, que deve conter informações como o possível afetamento de famílias e as ações que serão implementadas caso ocorra o desastre”, informou o secretário executivo da Defesa Civil do Amazonas, coronel Fernando Pires Junior.

Baseado nas informações do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e da Agência Nacional de Águas (ANA), o Centro de Monitoramento e Observação Ambiental da Defesa Civil do Amazonas prevê ainda que o fenômeno tende ao agravamento, uma vez que as previsões meteorológicas e hidrológicas indicam chuvas acima do normal para o período na região.

A medição do rio Solimões, realizada por meio da régua do município de Tabatinga, serve de referência para as demais cidades da região (Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá, Tonantins e Atalaia do Norte) e é acompanhada diariamente por técnicos da Defesa Civil do Estado e dos municípios.

Balanço 2016

Situação de Emergência/ estiagem
1-Presidente Figueiredo (Negro)
2-Santa Isabel do Rio Negro (Alto Rio Negro)
3-São Gabriel da Cachoeira (Alto Rio Negro)
4- Barcelos (Alto Rio Negro)

Situação de Emergência/ queimadas
1-Barcelos (Alto Rio Negro)- status: controlado

Total de famílias afetadas: 9.883
Total de pessoas afetada- 49.413

Alerta de Cheia
1- Tabatinga (Alto Solimões)
2- Benjamin Constant (Alto Solimões)
3- São Paulo de Olivença (Alto Solimões)
4- Amaturá (Alto Solimões)
5- Santo Antônio do Iça (Alto Solimões)
6- Tonantins (Alto Solimões)
7- Atalaia do Norte (Alto Solimões)

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui