Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

-publicidade-

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em Itacoatiara, Parintins, Tonantins e Urucurituba

Sete municípios da região Norte tiveram o reconhecimento de situação de emergência publicado pela Defesa Civil Nacional. As chuvas intensas e as inundações causadas pela enchente nos rios foram os motivos da solicitação ao Governo Federal.

No Amazonas, quatro cidades obtiveram o reconhecimento federal por causa das inundações: Itacoatiara, Parintins, Tonantins e Urucurituba. Pela mesma situação, Monte Alegre, no Pará, e Laranjal do Jari, no Amapá, também foram reconhecidas. Já Pedra Branca do Amapari, no Amapá, tem sofrido com as chuvas intensas.

A partir do reconhecimento federal de situação de emergência, estados e municípios podem solicitar recursos para atendimento das famílias atingidas pelos desastres e para  ações de resposta e reconstrução nas cidades.

Karine Lopes, diretora de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional, explica como os municípios devem proceder para solicitar o reconhecimento federal.

“O município deve ter já em mão o decreto de situação de emergência. Com o decreto, que é o ato do executivo, o município cadastrado no S2id vai enviar por lá a solicitação de reconhecimento, enviando o ofício, o decreto assinado pelo prefeito e publicado, e as informações que estão disponíveis no FIDE, que é o Formulário de Informação de Desastres.”

Karine reforça que todo o processo é realizado por meio do S2iD, o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. A ferramenta pode ser acessada em s2id.mi.gov.br.

Para saber mais sobre as ações de defesa civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse mdr.gov.br. Fonte: Brasil 61

-publicidade-