24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Defesa Civil realiza demolição de casa e nova vistoria em área onde ocorreu soterramento

Na manhã desta segunda-feira, 25/9, a Defesa Civil de Manaus realizou a demolição da residência onde ocorreu o soterramento que vitimou dois irmãos, na comunidade Nossa Senhora de Fátima, na zona Norte, e uma nova vistoria de avaliação da situação de risco do local.

A ação foi realizada de forma integrada com as secretarias municipais da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) – que realizou o atendimento socioeconômico das outras moradias identificadas em situação de risco, e a inclusão da família afetada pelo soterramento no programa Auxílio Aluguel – e de Infraestrutura (Seminf), com o apoio de maquinário de retroescavadeira para a retirada do material demolido, e do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) com a avaliação de situação do solo.

Durante a vistoria, informou o titular da Defesa Civil, Cláudio Belém, foi verificado, que além da casa atingida pelo soterramento, mais quatro residências foram avaliadas em situação de risco. “Hoje pela manhã voltamos para realizar uma nova avaliação do local, e constatamos que uma das quatro residências cadastradas em vulnerabilidade apresenta risco eminente.”

A situação foi repassada ao técnico da Seminf, que esteve acompanhando a avaliação da Defesa Civil, para que sejam adotadas as devidas providências de ações de escoamento de água pluvial na área.

A Defesa Civil está realizando, desde o dia 28/8, a ação integrada de prevenção e atualização do mapeamento das áreas de risco tipo R4, ou seja, muito alto. No mapeamento feito em parceria com o CPRM a Defesa Civil de Manaus identificou as áreas de risco existentes na capital, tanto no que se refere às encostas como também às margens dos igarapés.

A Defesa Civil hoje possui um trabalho integrado com a Semmasdh, Seminf, Semsa, Semulsp e outras estruturas da prefeitura para atender mais rapidamente as ocorrências causadas pelas chuvas, sobretudo às populações que moram nestas áreas.

Atualmente, em parceria com a comunidade, por meio dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil nas Comunidades (Nupdecs), estão sendo realizadas atividades de prevenção para orientar os moradores como proceder em situações de risco eminente. As atividades estão acontecendo no bairro Cidade de Deus, e até o mês de novembro, mais dois bairros localizados em áreas de risco deverão ser atendidos.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui