O monitoramento de possíveis ocorrências devido ao tempo chuvoso desta sexta-feira, 23/11, foi intensificado pela Prefeitura de Manaus. Até às 14h, a Central de Emergência 199 da Defesa Civil do Município recebeu dois chamados, sem registro de feridos. De acordo com os pluviômetros instalados pelo órgão na cidade, em parceria com o Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o acumulado de chuva pelo período da manhã foi de 34,4 milímetros.

As ocorrências foram um desabamento de laje de garagem, no bairro Petrópolis, zona Sul, e uma alagação no bairro Cidade Nova, zona Norte. De acordo com o técnico da Defesa Civil, Ednaldo Afonso, que atendeu a ocorrência no bairro Petrópolis, o imóvel, com mais de 35 anos de construção, apresentava infiltrações na laje e não recebia reparos.

Dessa forma, a ocorrência foi prontamente atendida e os moradores foram orientados a deixarem o imóvel, e o Corpo de Bombeiros foi acionado para retirar os escombros.

O Departamento de Operação do órgão informou que as equipes técnicas estão em atendimento das ocorrências e a central de emergência 199 segue em pronto atendimento 24h.

O monitoramento nas áreas de riscos da cidade, no período chuvoso, é realizado diariamente pela Defesa Civil, e conta com o reforço dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil nas comunidades (Nupdecs), formados por voluntários que ajudam o órgão a monitorar esses locais. Outro reforço é o monitoramento por pluviômetros instalados na capital.

Texto: Divulgação/Defesa Civil

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here