Amazonas Notícias

Delegação amazonense participa da cerimônia de abertura das Paralimpíadas Escolares 2023

Representantes da delegação amazonense de paratletismo estiveram juntos às equipes de dez estados brasileiros na solenidade de abertura das Paralimpíadas Escolares 2023, em Brasília. O evento marcou o início oficial da 16ª edição dos jogos, que já têm competições nesta quinta-feira (31/08) no atletismo, na bocha e na natação.

Com representantes também do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal, o evento contou com a participação de ex-paratletas escolares e também com o tradicional desfile de bandeiras.

“A atividade física é uma ferramenta de inclusão social. Aqui, queremos sim formar atletas paralímpicos, mas, acima de tudo, promover a prática esportiva como meio de inclusão. Esse é o nosso objetivo”, destacou o diretor de desenvolvimento esportivo do CPB, Ramon Pereira. 

Expectativas

Com as competições se aproximando, o chefe da delegação do Amazonas, o professor da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, Joniferson Vieira, contou que a equipe está com disposição e esperança. 

“Foi uma abertura emocionante que nos fez pensar em todo trabalho desenvolvido nos últimos anos. Estamos com a maior delegação da história do estado, e nosso objetivo com certeza é superar o número de medalhas conquistadas no ano passado”, ressaltou o professor. 

Responsável por carregar a bandeira do Amazonas durante o desfile das delegações, o aluno Adriano Moura, 17, vem aproveitando a  sua 4ª e última edição de Paralimpíadas Escolares.

“Estou no final da minha idade escolar, mas gostei muito do que vivi durante esses anos. A sensação de carregar a bandeira do Amazonas é muito boa e quero continuar representando meu estado no mundo inteiro, em qualquer lugar que eu vá”, compartilhou o aluno-atleta da Escola Estadual Padre Pedro Gislandy, em Manaus. 

As disputas ocorrerão em dois locais distintos, durante dois dias inteiros. O atletismo e a bocha ocorrerão no Centro Interescolar de Esportes (Cief) e a natação no Clube do Exército.

A delegação do Amazonas, que conta com 48  integrantes, entre paratletas e comissão técnica, tem previsão de retorno à capital amazonense no próximo sábado (02/09).

FOTOS: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Relacioandos