A Polícia Civil do Amazonas, por meio Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (Decci), em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), irá promover ação de cidadania em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado em 15 de junho.

Como parte da programação em torno da data, serão realizadas no dia 13 de junho (quinta-feira), de 8h às 15h, na FUnATI,atividades diferenciadas no local. O objetivo da ação social é sensibilizar a população acerca da existência da violência contra os idosos e, também, promover o enfrentamento e fortalecimento da redes de atendimento. A ação busca atender, aproximadamente, mil pessoas, com idades a partir de 50 anos, segundo os organizadores do evento.

Serão oferecidos no lugar os seguintes serviços: atendimento pela equipe da DECCI, atendimento jurídico pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), atendimento psicossocial realizado pelo Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Cipdi), emissão de 2ª via de RG e Certidão de Nascimento e expedição de credenciamento para vagas preferenciais para idosos, pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans).

Ainda no local será realizada orientação e repassada informações sobre programas sociais e cadastro no CAD único pela equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), aferição de pressão arterial, glicemia e vacinação pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), roda de conversa realizada pelos discentes e docentes do curso de Direito do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa), além de atividades de entretenimento e serviços de embelezamento.