Delegacia procura último integrante de quadrilha envolvida em tentativa de latrocínio de universitário

O quinto e último integrante da quadrilha envolvida na tentativa de latrocínio do estudante da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), há pouco mais de dez dias, foi identificado e teve a prisão preventiva decretada no último sábado (20/10). A foto dele foi divulgada pela Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD).

“Apesar de ser composta por jovens, essa associação armada é bem perigosa e agia com extrema violência”, afirmou o adjunto da DERFD, delegado Samir Freire, que está respondendo interinamente pela titularidade da Especializada.

Gabriel Antônio da Silva Freitas, 18, foi quem atirou em um universitário de 22 anos no último dia 10, em uma parada de ônibus na Avenida Darcy Vargas, bairro Chapada, zona centro-sul. Os demais integrantes do grupo criminoso foram detidos na última semana.

A quadrilha composta por Daniel Gomes Santos, 19, Leonardo Gabriel Pedrosa de Aguiar, 19, e Thiago Rodrigues Soares, 23, além de um adolescente de 17 anos, também foi responsável pelo assassinato do bolsista do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) Jabson Franco da Costa, no dia 31 de julho, em um roubo na avenida André Araújo, bairro Petrópolis, zona sul da capital. A vítima tinha 34 anos.

Segundo o delegado, a quadrilha agia sempre em motocicletas, cometendo roubos em pontos de ônibus na zona centro-sul da capital amazonense. “Esse é um delito que tem incomodado bastante a população. O secretário de segurança, coronel Amadeu Soares, pediu uma atenção especial para estes casos e de imediato conseguimos dar essa resposta à sociedade”, afirmou Samir Freire.

Quadrilha – Conforme investigações da DERFD, cada integrante da organização criminosa tinha uma função específica. Leonardo era responsável por conseguir veículos que eram conduzidos por Thiago e o adolescente. Mateus, Daniel e Gabriel, o último foragido, abordavam as vítimas e executavam os delitos.

Quem tiver informações sobre a localização de Gabriel Antônio da Silva Freitas pode denunciar por meio do 181, o Disque-Denúncia da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), ou pelos telefones da Especializada, 3239-3780 ou 3239-3781.