27.3 C
Manaus
quarta-feira, abril 17, 2024

Delegados da Depre e Denarc dão dicas de como identificar e denunciar a comercialização de drogas em todo o Estado

A participação da população é imprescindível no combate ao tráfico de drogas e, aliada ao trabalho investigativo realizado por policiais civis, tem impactado diretamente no número significativo de prisões relacionadas a esse tipo de crime. É o que afirmam os delegados Thyago Tenório e Samir Freire, titular e diretor, respectivamente, da Delegacia Especializada em Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre) e Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc).

De acordo com Thyago Tenório, ao longo das diligências eles buscam pessoas que possam colaborar com o trabalho da equipe policial, fornecendo informações privilegiadas, que servem para dar fidedignidade às investigações.Segundo o delegado, cerca de 50% das prisões efetuadas pelo departamento e pela especializada são decorrentes de denúncias, eventualmente feitas ao número da especializada (92) 3214-3702.

“Quando a pessoa sabe da existência de um ponto de venda de drogas na área onde mora e ela nos informa por meio de denúncia, facilita muito o trabalho da polícia, porque essa informação vai servir de base, por exemplo, para representar mandado de busca e apreensão para aquele imóvel ou para que o trabalho ostensivo, realizado pela Polícia Militar, seja reforçado naquele lugar. Só precisamos que essa informação chegue até nós. Pode ser por telefone, por meio de Boletim de Ocorrência em unidade policial ou via mensagem, deixada nas redes sociais da instituição”, orientou Tenório.

Conforme o titular da Depre, é preciso que as pessoas estejam atentas ao que acontece nos locais onde moram e identifiquem atitudes suspeitas. “Uma boca de fumo, normalmente, tem atividade intensa à noite, embora também possa funcionar durante o dia. É possível perceber um entra e sai de pessoas estranhas, fluxo intenso em uma residência, ou o contrário, quase nenhum tipo de movimentação no lugar. Pessoas que ficam na porta de casaebatidas constantes, que podem estar relacionados ao processo de produção de substâncias ilícitas, são ações que também devem ser observadas”, alertou.

Diretor do Denarc, o delegado Samir Freire ressaltou que a parceria entre a polícia e os cidadãos é vista com bons olhos e fundamental. A autoridade policial acrescentou que muitas vezes as denúncias não resultam apenas nas prisões de pessoas envolvidas com o tráfico de drogas, mas também na elucidação de outros crimes, como homicídios.

“A polícia nada mais é, também, do que uma parte da sociedade. Portanto, temos sempre que trabalhar em conjunto. Nós temos recebido grandes contribuições, por meio de denúncias, relatando, com riqueza de detalhes, o funcionamento de bocas de fumo, laboratórios de drogas, bem como a localização de foragidos da Justiça e traficantes perigosos. Muitas vezes elas não repelem apenas o tráfico de drogas, mas também casos de homicídios, que envolvem jovens e pais de família. Gostaria de agradecer a todos os populares que têm nos ajudado no exercício do nosso trabalho”, declarou Samir Freire.

Para concluir, os delegados disponibilizam ainda o número 181, o disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM). Eles garantem que o sistema é seguro, gratuito e as ligações podem ser efetuadas de celular ou de telefone fixo. As delações também podem ser feitas nas redes sociais da Polícia Civil do Amazonas (Facebook e Instagram), na delegacia mais próxima onde acontece o delito ou diretamente nas bases da Depre ou Denarc,no prédio da Delegacia Geral, na Avenida Pedro Teixeira, nº 180, bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui