As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Dema doa 130 kg de pirarucu fresco irregular apreendido pelo BPAmb-AM

A Polícia Civil do Amazonas, por meio de servidores lotados na Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), registrou na manhã desta terça-feira, 14, por volta das 8h40, a apreensão de 130 kg de pirarucu fresco, realizada por policiais militares do Batalhão de Policiamento Ambiental do Amazonas (BPAmb-AM) na Avenida Lourenço da Silva Braga, Feira da Manaus Moderna, Centro da cidade, zona Sul.

De acordo com a delegada titular da Dema, Ana Cristina Braga, o pescado, que está em período de defeso, estava sendo comercializado no local quando foi constatada a irregularidade. “O feirante, ao ver a ação do Batalhão Ambiental acabou fugindo do local. A lei é clara, proíbe a pesca neste período. Será instaurado inquérito policial para chegarmos ao autor do crime”, declarou a autoridade policial.

Ana Cristina Braga ressaltou que a Lei de Crimes Ambientais, de nº 9.605/1998, prevê, no parágrafo segundo do Artigo 25, a doação dos produtos perecíveis apreendidos para instituições penais, científica, hospitalares e outras com fins beneficentes. Por conta disso, a mercadoria apreendida foi doada à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus).