24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Demanda por crédito do consumidor avança 1,2% em janeiro e no acumulado em 12 meses, o crescimento foi de 3,3%

A demanda por crédito do consumidor avançou 1,2% em janeiro na comparação com dezembro, já descontadas as influências sazonais, de acordo com dados nacionais da Boa Vista. Na comparação com janeiro de 2019, o indicador recuou 2,1%. Já no acumulado em 12 meses, houve avanço de 3,3%. Considerando os segmentos que compõem o indicador, o Financeiro apresentou elevação de 5,5% em 12 meses, enquanto o segmento Não Financeiro registrou aumento de 1,8% na mesma base de comparação.

Demanda por crédito do consumidor avança 12 em janeiro e no acumulado em 12 meses o crescimento foi de 33 | Amazonas Notícias

A trajetória do indicador ao longo dos últimos meses mostra certa estabilidade do ritmo de crescimento da demanda por crédito, refletindo ainda o tímido crescimento da economia e o mercado de trabalho fragilizado por elevadas taxas de desocupação e subutilização da mão de obra.

Além da necessidade de um avanço no mercado de trabalho, a melhora na avaliação sobre a recuperação da economia e a redução do endividamento e comprometimento de renda são fatores importantes para diminuir a cautela dos consumidores, afetando, com isto, o movimento da demanda por crédito.

Após recuar em dezembro, em janeiro o indicador foi influenciado pelo segmento Não Financeiro e iniciou o ano com variação positiva, refletindo a manutenção do seu ritmo de crescimento. Para os próximos meses, portanto, uma melhora nas perspectivas sobre o consumo e a redução das taxas de juros podem favorecer a demanda por crédito.

Segue abaixo a tabela contendo o resumo dos dados apresentados.

Demanda por crédito do consumidor avança 12 em janeiro e no acumulado em 12 meses o crescimento foi de 33 2 | Amazonas Notícias

spot_img