25.3 C
Manaus
segunda-feira, fevereiro 26, 2024

Denúncias ao 181 resultam em grandes apreensões de drogas e prisões no Amazonas em 2023

Em 2023, a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) reportou resultados expressivos graças às denúncias feitas pela população ao serviço Disk-Denúncia 181. As informações levaram à apreensão de mais de três toneladas de entorpecentes e à prisão de 74 pessoas, incluindo 46 foragidos da Justiça. A Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai) verificou todas as denúncias.

Dos detidos, 46 foram em decorrência de mandados de prisão, envolvendo crimes como homicídio, roubo e tráfico de drogas. Além disso, 25 pessoas foram presas em flagrante em operações policiais no Amazonas e até no exterior, por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, entre outros crimes. As ações foram realizadas pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Polícia Militar (PMAM), com apoio da Polícia Federal (PF) e Receita Federal.

Além das prisões, houve apreensões significativas de drogas, minério, pescado e madeira ilegal, somando 28,2 toneladas de pirarucu, mais de três toneladas de entorpecentes, quatro metros cúbicos de madeira sem licença e pedras semipreciosas.

Internacionalmente, uma denúncia resultou na prisão de uma jovem de 22 anos na França por tráfico de drogas, com a colaboração da Polícia Federal e autoridades francesas. Em São Paulo, duas prisões foram efetuadas no aeroporto de Guarulhos, com a captura de cerca de 6,5 quilos de drogas.

Uma operação destacada ocorreu no rio Negro, onde foram presas 13 pessoas e apreendidas cerca de 3 toneladas de maconha do tipo skunk, além de veículos, causando um prejuízo estimado em R$ 50 milhões ao crime organizado.

Para incentivar a participação cidadã, a Seai disponibiliza uma cartilha com informações sobre como realizar denúncias através do 181, acessível no site da SSP-AM. O serviço é gratuito e anônimo, funcionando continuamente para o recebimento de denúncias sobre práticas criminosas.

spot_img