27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Deputada destaca articulação de ex-governador no pagamento do seguro-defeso no Amazonas

Mais de 50 mil pescadores do Amazonas vão receber a primeira parcela do seguro-defeso ainda este mês, informou a deputada estadual Alessandra Campêlo (PMDB) durante o pequeno expediente desta quinta-feira, 15 de dezembro, no plenário Ruy Araújo, na Assembleia Legislativa.

A parlamentar relatou na tribuna que foi comunicada pela direção regional do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) de que já foram processados mais de 50 mil requerimentos de seguro-defeso no Estado. Até o final deste mês, os cadastrados que não tiverem nenhum tipo de pendência devem receber a primeira parcela do seguro-defeso – equivalente a um salário mínino (R$ 880).

“O Amazonas foi o primeiro Estado a processar na totalidade os requerimentos do seguro-defeso. São mais de 50 mil requerimentos processados e se todas as documentações estivem corretas, a partir do dia 20 vamos ter um grande volume de dinheiro injetado na economia do Estado”, disse Alessandra, destacando o empenho do senador Eduardo Braga (PMDB).

Braga intercedeu pelos pescadores junto ao Governo Federal após fazer em Manaus uma grande reunião no início de julho com lideranças do segmento e deputados estaduais do PMDB, como Alessandra Campêlo e Wanderley Dallas. O deputado Dermilson Chagas (PEN) também esteve no encontro.

“A partir daquele momento, o senador Eduardo Braga foi o grande condutor dessa conquista e usou todo o seu trabalho e prestígio político em Brasília para garantir a manutenção do direito dos pescadores do Amazonas ao seguro-defeso”, destacou a deputada Alessandra.

O que é o benefício?

O benefício é pago dentro do período do defeso, que ocorre de 15 de novembro a 15 de março no Amazonas. Nos últimos meses, a equipe da Previdência Social fez uma grande mobilização no Estado em relação ao seguro-defeso. O resultado é que gerência do Amazonas foi a primeira no País a processar praticamente 100% dos requerimentos de pescadores interessados em receber o apoio financeiro do Governo Federal.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui