As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Deputada e conselhos discutem políticas públicas para as pessoas idosas

A deputada estadual Alessandra Campêlo (PCdoB) vai articular a instituição de leis e cobrar do Governo a execução de políticas públicas para as pessoas idosas. Durante reunião na Assembleia Legislativa do Amazonas nesta quinta-feira, 19 de março, com representantes dos conselhos Estadual e Municipal do Idoso, a parlamentar colocou seu mandato à disposição da causa.

Alessandra disse que será a porta-voz dos idosos na luta pela reativação do Projeto Vidativa, executado pela Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel). O Vidativa oferece atividades físicas, lazer, saúde e cultura para as pessoas idosas desde 2006, mas atualmente o projeto está paralisado. Uma das propostas da deputada é transformar o projeto em programa de Governo, por meio de lei estadual.

Outra demanda dos conselhos é a criação do Fundo Estadual do Idoso, proposta que está atualmente nas mãos do Executivo. Alessandra, que é presidente da Comissão da Mulher, das Famílias e do Idoso na Assembleia, apoiará também a realização das conferências Municipal e Estadual do Idoso, marcadas para os dias 9 e 10 de abril e 23 e 24 de julho, respectivamente.

A deputada também vai propor uma audiência pública para o Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, no dia 15 de junho. Dentro dessa programação também está prevista uma Sessão Especial em comemoração ao Dia Nacional e Internacional do Idoso.

A reunião contou com a presença de Maria das Graças Monteiro de Castro, presidente do Conselho Municipal do Idoso, de Jorge Wagner Gomes, presidente do Conselho Estadual do Idoso, de Mirnia Santos, secretaria executiva do Conselho Estadual do Idoso, e de Lilian Duarte Albuquerque e Edmilson Cordeiro Albuquerque, membros do Conselho Estadual do Idoso.

você pode gostar também