26.3 C
Manaus
sábado, dezembro 2, 2023

Deputada Joana Darc homenageia policiais da Companhia Independente de Policiamento com Cães do AM

Por meio de requerimento, de autoria da deputada estadual Joana Darc (União Brasil), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou, nesta sexta-feira (27/10), no plenário Ruy Araújo, a Sessão Especial em homenagem à Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).

O objetivo da propositura foi destacar o trabalho feito pelos profissionais da Companhia, que vai além do adestramento com animais para o combate contra o crime organizado. A parlamentar ressaltou a importância de reconhecer as atividades realizadas pela CIPCães e, ainda, agradeceu pelo prestamento de serviço, quando necessário, nas ações e resgates da Comissão de Proteção dos Animais (CPAMA) da Aleam.

“Quando precisamos averiguar alguma ocorrência que trata sobre maus-tratos aos animais, a CIPCães é a primeira a quem procuramos e somos atendidos pela equipe, dentro das possibilidades. É um trabalho que precisa ser reconhecido pela população do Amazonas e agradeço imensamente por esse trabalho”, disse.

O efetivo de policiais militares da CIPCães é de 50 PMs, que exercem as funções de comando e subcomando, e trabalham no cumprimento das missões de: adestramento, auxiliar de veterinária, administração e manutenção de instalações. Na solenidade, 29 policiais da Companhia foram homenageados.

Sobre a CIPCães

A CIPCães foi criada por meio da Portaria nº 874/SG, de 10 de outubro de 2005, ficando subordinada ao Comando de Policiamento Especializado (CPE) e elevando o Canil ao status de unidade independente. A Companhia está localizada nas dependências do Quartel do Comando Geral (da PMAM, na rua Benjamin Constant s/n, bairro Petrópolis, em Manaus.

Para o Major QOPM Marcelo Ferreira de Arruda Ormond, o trabalho diário e árduo garante a segurança dos amazonenses e necessita de muita atenção quando se trata do adestramento com os cães.

“O treinamento é difícil e o combate mais difícil ainda, é diário e incessante. O trabalho é fundamental para garantir a segurança e a tranquilidade para a população, porém, na nossa trajetória, nem toda rotina é flores. Tivemos a perda da cadela Ronda, que morreu protegendo os integrantes da equipe em combate contra uma onça”, pontuou.

Em ato heroico, a cadela condecorada Ronda, do canil da PMAM, morreu no dia 16 de fevereiro de 2022, em luta com uma onça, para defender a equipe da PM de um ataque do animal, no município de Urucará, interior do Amazonas.

Imagens de Fábio Romão

spot_img