24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Deputado cobra fiscalização do Procon contra preço do cimento no Amazonas

A população amazonense foi surpreendida nos últimos meses com o aumento dos preços do cimento e tijolo nas lojas de materiais de construção durante a pandemia do novo coronavírus. Para cobrar atuação do poder público, o deputado estadual Carlinhos Bessa (PV) solicitou ao Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon) e à Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) uma posição contra esse aumento que ele considera ‘abusivo’.

Bessa destaca que durante a pandemia, houve um aumento abusivo preços de materiais de construção. “De acordo com pesquisas de mercado, houve um aumento injustificável no valor desses materiais. O valor do saco do cimento variou de R$ 29 a R$ 42. Mesmo no isolamento, houve um crescimento nessa demanda já que muita gente aproveitou para fazer pequenas reformas domésticas”, explicou o parlamentar.

O deputado ainda diz que é de competência dos órgãos fiscalizadores tomarem medidas punitivas. “Aos órgãos de defesa do consumidor compete averiguar e certificar os motivos do reajuste, a abusividade na precificação de produtos, punindo estabelecimentos que buscam auferir lucros extraordinários durante o estado de calamidade púbica”, finalizou.

Texto: Assessoria do Deputado

spot_img