26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Deputado diz que avanço de queimadas na Amazônia é por causa da inércia do Governo Federal

O avanço do desmatamento e das queimadas na Amazônia é uma mostra da inabilidade e falta de planejamento do Governo Federal com a região. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) na manhã desta terça-feira (20), ao mostrar que dos dez municípios da região amazônica que mais desmataram, quatro estão localizados no Amazonas.

De acordo com estudo do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), o município de Apuí teve 91 km de área desmatada, ficando em 1º lugar no top 10 dos municípios da região amazônica que mais desmataram. Lábrea ficou em 2º lugar (com 61 km de desmatamento); Novo Aripuanã em 6º lugar (com 38 km de desmatamento) e Boca do Acre em 8º lugar, com 20 km de área desmatada (ver imagem).

“As queimadas e o desmatamento estão avançando muito por Rondônia, tanto que ontem (segunda-feira) provocou não apenas uma onda de calor, mas de fumaça no sul do país, e o estado do Amazonas, embora esteja preservado, acendeu o seu alarme, pois quatro municípios estão entre os dez que mais desmataram. Nós precisamos disparar a sirene, pois a política que o Governo Federal está pregando, de deixar avançar o desmatamento, é uma política equivocada”, disse Serafim.

Segundo o líder do PSB no parlamento estadual, o crescimento do número de queimadas vai resultar em problemas para a saúde pública brasileira, para o agronegócio e para a balança comercial.

“De nada adianta o presidente da República bater no peito querendo estabelecer um confronto com os países que compram os nossos produtos em um momento em que ele desobedece regras elementares de sobrevivência, pregando bandeiras que incentivam a destruição do meio ambiente”, declarou Serafim.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui