24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Deputado lamenta queda da renda familiar no Amazonas

Queda/renda familiar/Amazonas

A situação de emprego e renda das famílias amazonenses foi tema do pronunciamento do deputado Luiz Castro (REDE) na manhã desta quinta-feira (9), durante a Sessão Plenária realizada na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

O deputado classificou como “trágica” a situação das famílias amazonenses porque, segundo os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) no mês de fevereiro e mostrados pelo deputado em Plenário, indicam que no ano de 2016 as famílias amazonenses tiveram a terceira pior renda domiciliar do país.

A renda das famílias do Estado foi de R$ 739,00, muito abaixo da média nacional, que foi de R$ 1.226,00. Segundo os dados do IBGE, em 2014 o Amazonas ocupava a 18ª posição, em 2015 passou para a 20ª posição, em 2016 passou para a 24ª posição no quadro de renda familiar. “As famílias do Amazonas estão cada vez mais empobrecidas”, declarou Castro.

Em relação ao índice de desemprego o Amazonas ocupa uma posição ainda pior, estando atrás apenas do Amapá. “É o 2º Estado do país com mais pessoas sem uma ocupação econômica fixa”, destacou o deputado, afirmando que esse dado tem forte ligação com a queda na renda e empobrecimento das famílias amazonenses.

O Amazonas tem uma grande capital, com vida comercial e industrial pujante, segundo o deputado, mas que não consegue transformar isso em benefícios e renda para as famílias amazonenses. “O modelo econômico atual é concentrador de renda e excludente, por isso a periferia de Manaus e o interior do Estado está permeado por milhares de desempregados”, afirmou o parlamentar, que disse que considera importante a análise dos indicadores econômicos e sociais para explicar, por exemplo, o aumento nos índices de violência ou o aumento do número de jovens envolvidos em assaltos e outros crimes. “Trago esses dados para reflexão de todos nós, para que possamos pensar em um modelo econômico que de fato resolva esses problemas”, concluiu.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui