As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Deputados do Amazonas aprovam Moção de Repúdio para ministro Paulo Guedes

Para o presidente Josué Neto, o ministro Paulo Guedes adota um temperamento bipolar em relação ao modelo ZFM

Um requerimento de Moção de Repúdio aos contínuos ataques do ministro da Economia, Paulo Guedes, contra o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM), assinado pelos deputados Josué Neto (PSD) e Wilker Barreto (Podemos) e subscrito coletivamente pelos demais parlamentares, repercutiu positivamente na Reunião Ordinária desta terça-feira (10), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Para o presidente Josué Neto, o ministro Paulo Guedes adota um temperamento bipolar em relação ao modelo ZFM, “defendendo quando está na frente da bancada federal e do governdor Wlson Lima (PSC), e atacando quando vira de costas”. Wilker Barreto disse que diante das posições contrárias ao modelo e do corte de quase 80% do orçamento da Suframa para 2020, “a Aleam precisa dar um duro recado ao ministro”.

O deputado Fausto Junior (PV) abordou a questão protestando contra o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) por não prever recursos no Orçamento da União para asfaltar a BR-319 e disse que não dá mais para a gente aceitar os ataques contra a ZFM. A deputada Dra. Mayara repudiou as ações de Paulo Guedes à ZFM, citando que a unificação de impostos proposta na reforma tributária, vai aniquilar o modelo.

Por sugestão do presidente Josué Neto a bancada federal será convidada a marcar uma Audiência com o presidente da República. Participaram também do debate Dermilson Chagas (PP), Dr. Gomes (PSC), Belarmino Lins (PP) e Adjuto Afonso (PDT).

Nos pronunciamentos da tribuna, o deputado Sinésio Campos (PT) relatou o pedido da Amazonas Energia para adiar uma audiência marcada para esta terça-feira, com o diretor-presidente Orsine Oliveira, para o dia 22 de outubro. O deputado João Luiz (PRB) falou da necessidade de ciclovias em Manaus, citando a morte por atropelamento do ciclista Diogo da Silva Oliveira, em acidente na Av. Coronel Teixeira, na Ponta Negra.

A deputada Therezinha Ruiz (PSDB) teceu comentários favoráveis à realização dos eventos Festival Passo a Paço nos quatro dias do feriado da Semana da Pátria, e o 1º Fórum de Cidades Amazônicas, nos dias 5 e 6, pela prefeitura de Manaus. Dra. Mayara falou dos leilões do pré-sal, cujo fundo social do programa destinará recursos para a união, os estados e os municípios e elogiou a MP do governo concedendo pensão vitalícia para as crianças que sofrem de microcefalia devido ao zika vírus desde a epidemia de 2015.

Texto: Isaías Oliveira

você pode gostar também