Take a fresh look at your lifestyle.

Desemprego bate 11,8% e atinge 12 milhões de brasileiros

-publicidade-

O número de brasileiros sem emprego chegou 11,8 por cento no trimestre referente a junho, julho e agosto deste ano. Isso significa que 12 milhões de brasileiros estão desempregados. O dado foi divulgado nesta sexta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a PNAD Contínua.

De acordo com o IBGE, o número de pessoas desempregadas aumentou 36,6 por cento na comparação com o mesmo período do ano passado. Ou seja, em um ano, três milhões e 200 mil pessoas perderam ou não conseguiram arranjar emprego no país. Na comparação com trimestre encerrado em maio deste ano, o número de brasileiros desempregados cresceu 5,1 por cento.

O número de brasileiros empregados chegou a 90 milhões e 100 mil entre junho e agosto. Se comparado com os três meses anteriores, houve queda de 0,8 por cento no número de empregados. Em relação ao mesmo trimestre do ano passado, a queda foi ainda maior: 2,2 por cento.

Atualmente, 34 milhões e 200 mil brasileiros têm a carteira assinada. Em relação ao trimestre de junho a agosto de 2015, houve uma queda de 3,8, por cento, o que representa um milhão e 400 mil pessoas a menos empregadas com carteira assinada.

-publicidade-