24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Detentas do semiberto participam de visita guiada ao Teatro Amazonas

Um dos maiores patrimônios culturais do Estado, o Teatro Amazonas, recebeu na tarde desta sexta-feira, 29 de abril, a visita de 21 detentas da unidade prisional do semiaberto feminino. A visita faz parte das atividades de ressocialização promovida pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), e contou com parceria da Secretaria Estadual de Cultura (SEC).

Bastante ansiosas e cheias de expectativas, a internas puderam acompanhar um ensaio de um dos 20 espetáculo do XIX Festival Amazonas de Ópera (FAO), que inicia mês que vem. Acompanhadas de uma guia turística, elas conheceram o salão nobre e demais espaços do local e viram o protótipo do Teatro feito com 30 mil peças de Lego.

O Teatro Amazonas é a expressão mais significativa da riqueza que Manaus viveu durante o Ciclo da Borracha. A exuberância da edificação de estilo eclético, construída no século retrasado, chamou atenção de quem entrou pela primeira vez no imponente teatro. Najla Galvão, 38, não parou um segundo de fazer fotos e filmar cada detalhe do teatro. “Eu tenho 38 anos e essa foi a primeira vez que entrei no Teatro. Gostei de ver tudo, achei muito lindo. Realmente é uma grande beleza que temos em nossa cidade, espero vir mais vezes”, disse.

A jovem Leidiene Costa, 25, lembra que a última vez que veio ao teatro ainda era criança. Com a nova visita, seus olhos se encheram de brilho diante de tanta beleza reunida em um só lugar. “Fazia tempo que não vinha aqui. Agradeço a essa oportunidade que e eu e minhas amigas tivemos em nossas vidas”, declarou.

Para o secretário de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Pedro Florêncio, a parceria com a SEC reforça o intuito de proporcionar às pessoas privadas de liberdade e egressos do sistema penitenciário uma chance de ressocialização. “O apoio da Secretaria de Cultura proporcionou essa dia de entretimento e de cultura para as detentas, sabendo que ainda temos grandes ações na área cultural para realizar com essa parceria junto ao nosso Sistema Prisional. Essa foi a primeira vez que internas visitaram o Teatro Amazonas e isso representa resgate de cidadania, porque mostra que os encarcerados podem se reintegrar na sociedade”, afirmou.

Capacitação – Resgatar a cidadania e proporcionar mais humanização aos detentos do sistema prisional do Amazonas é uma das missões da Seap, na atualidade. E para cumprir esse propósito, diversas parcerias com secretarias estaduais estão sendo realizadas com o intuito de criar novas oportunidades para a vida dos internos. Entre as atividades estão a realização de cursos profissionalizantes.

Para este ano, serão ofertadas em torno de 420 vagas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para os detentos do sistema fechado e semiaberto do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), que fica localizado no quilômetro 8 da Rodovia BR-174 (Manaus – Boa Vista).

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui