Detran-AM abre agendamento para ações educativas em escolas de Manaus

O Detran Amazonas retomou as atividades de educação para o trânsito nas escolas de Manaus. E está com agendamento aberto para a Super Turma para alunos da capital. O estabelecimento de ensino que tiver interesse na atividade educativa pode entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (92) 3643-0081.

As apresentações irão começar a partir da próxima semana, seguindo todos os requisitos sanitários vigentes. “Se nossa equipe, ao chegar na escola, observar qualquer situação de aglomeração, crianças sem máscaras ou outras eventualidades que coloquem em risco a saúde, nós suspendemos a apresentação. Mas acredito que não teremos esse tipo de problema pois iremos orientar os gestores sobre esses cuidados”, explicou Mitza Brasil, gerente de educação do Detran-AM.

Esse trabalho com fantoches da equipe de educação do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas é voltado para crianças de 2 a 10 anos. Os protagonistas são a Faixa Maravilha, o Capitão Capacete, o Cinto Fantástico e o Super Semáforo. O mais novo personagem da Super Turma, o Incrível Cone, ainda não irá participar das apresentações que têm duração de, aproximadamente, 30 minutos.

As apresentações sempre trazem mensagens com orientações de trânsito para conscientizar os alunos sobre a importância dos cuidados no trajeto de ida e volta à escola. A história atual mescla personagens do filme Vingadores, como Homem de Ferro e o Incrível Hulk, com os personagens da Super Turma.

A Super Turma do Detran se apresenta em escolas e eventos educativos desde 2003. Os manipuladores dos bonecos são estagiários treinados pelo manipulador profissional e coordenador da equipe de teatro e de fantoches, Adriano Holmes.

“Além da apresentação, fazemos também um bate papo com as crianças, perguntando sobre o que elas aprenderam com a peça. São perguntas relacionadas aos nossos super-heróis; sobre a faixa de pedestre, capacete, cinto de segurança e o semáforo; informações básicas sobre o trânsito que todos eles precisam saber”, explicou.

Agendamento – As palestras do setor de educação do Detran-AM são gratuitas. O agendamento pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h através do e-mail [email protected] ou do número (92) 3643-0081.

FOTO: Arquivo/Detran-AM