25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Detran-AM inicia “Operação Volta às Aulas” para fiscalizar o transporte escolar

Detran bltz trans escila em 26-01-2015 fotos w.redmandrt-094 002 (64)O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) deu início, nesta segunda-feira, 26 de janeiro, à Operação Volta às Aulas. O objetivo é fiscalizar o transporte escolar e orientar os pais sobre o transporte seguro dos estudantes.

No primeiro dia fiscalização, as equipes do Detran-AM estiveram pela manhã no Centro Educacional Adalberto Valle, no bairro Adrianópolis, na zona centro-sul. Foram fiscalizadas vans escolares e realizada a orientação de pais de alunos em frente à escola. Apenas um dos veículos inspecionados apresentou irregularidade de um pneu desgastado. O condutor foi notificado e orientado a procurar o órgão até o fim da manhã para regularizar a situação.

Segundo o diretor-presidente do Detran-AM, Leonel Feitoza, estão sendo verificadas normas para o transporte escolar como inscrição dos veículos na Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), habilitação categoria D para o condutor, certificado do curso de capacitação para o monitor, as condições de segurança do veículo como pneus em bom estado, presença do extintor de incêndio, ar condicionado em funcionamento, e uso do assento elevatório e cadeira infantil no veículo.

“Estamos fiscalizando todos os itens necessários para dar maior segurança no transporte dos estudantes na ida para a escola e na volta para casa. Daremos continuidade à operação nos próximos dias, incluindo também o transporte escolar oferecido pela rede municipal de ensino para a zona rural da cidade”, afirmou Leonel Feitoza.

O condutor Vitor Lira Ferreira, 35, tem uma empresa de transporte escolar com duas vans que transportam 70 estudantes. Ele passou pela fiscalização, que constatou que o veículo dele está totalmente regular. “Antes do início do ano, nós fazemos a revisão mecânica do veículo, depois providenciamos a parte de documentação, verificação dos pneus, extintor de incêndio e ar condicionado. Além disso, nós renovamos os cursos de capacitação tanto para condutor quanto para os monitores, visando a melhoria da qualidade do nosso serviço”, explicou.

A multa para os casos de descumprimento das normas varia de R$ 85 a R$ 127, dependendo do tipo de infração. O condutor também recebe pontos na carteira de habilitação. Em caso de infração grave, o veículo é apreendido e liberado somente após a regularização junto ao órgão.

O engenheiro eletricista José Maria Carvalho, 48, que utiliza o transporte escolar para os filhos de 8 e 12 anos, aprovou a iniciativa do órgão. “Eu acho que a cada dia aumenta a dependência desse tipo de serviço por parte dos alunos para ir à escola ou para outras atividades. Então, eu acredito que essa conscientização dos usuários e dos motoristas das vans está vindo na hora certa”, disse.

Capacitação – Paralelamente às fiscalizações, o Detran-AM também está oferecendo gratuitamente o curso de Capacitação de Monitor de Transporte Escolar. As inscrições para a próxima turma ainda podem ser feitas das 8h às 14h, na Gerencia de Educação de Trânsito, na sede do órgão, na avenida Mário Ypiranga Monteiro (antiga Recife).

O curso tem carga horária de 20 horas e possui cinco módulos, com aulas teóricas e práticas, sobre legislação de trânsito, regulamentação do transporte escolar e do monitor, conhecimentos gerais sobre transporte escolar, atribuições do monitor, primeiros socorros e relações interpessoais. Os pré-requisitos para inscrição no curso são ser maior de 18 anos, possuir, no mínimo, Ensino Médio, e ser encaminhado por condutor credenciado junto ao Detran-AM. A certificação do curso dependerá de 75% da frequência do aluno.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui