As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Detran lança campanha Maio Amarelo no Amazonas

“Atenção pela Vida”. Esse é o tema do movimento internacional Maio Amarelo que ocorre no Amazonas e teve seu lançamento realizado na manhã desta segunda-feira, 4 de maio, na esquina da avenida Mario Ypiranga com a rua Salvador. Na ocasião, foi realizada uma blitz educativa onde foram distribuídos kits contendo informações sobre o Maio Amarelo, adesivos e o fitilho símbolo da campanha.

Durante todo o mês, serão realizados eventos voltados para a segurança no trânsito. As ações serão em escolas, igrejas e nas ruas, com abordagens a motoristas, ciclistas e pedestres. O diretor-presidente do Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Leonel Feitoza, afirma que a fiscalização será intensificada.

“Nós intensificaremos nossas ações de conscientização, educação e fiscalização no trânsito, porém só conseguiremos atingir os resultados esperados quando as pessoas tiverem plena consciência que o poder dessa mudança não está somente nas mãos do governo, mas também nas mãos de cada cidadão. Queremos estimular a gentileza no trânsito e assim salvar vidas”, afirma Leonel Feitoza.

Inspirado em movimentos como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, que abordam, respectivamente, as temáticas Câncer de Mama e Câncer de Próstata, o Maio Amarelo tem por objetivo contribuir para a diminuição dos índices de mortos e feridos no trânsito. As ações serão encerradas no dia 30 de maio com a Corrida Pedestre – Pela Vida no Trânsito, a partir das 16h com concentração no complexo turístico da Ponta Negra. Na ocasião serão coletados alimentos não perecíveis para ajudar as vítimas da cheia no interior do Estado.

Infrações de Trânsito – Em 2014, o Detran-AM emitiu mais de 25 mil infrações de trânsito em Manaus, entre os delitos mais frequentes estão: licenciamento em atraso, dirigir sem CNH, dirigir sem documentação do veículo e embriaguez ao volante, respectivamente.

Já em 2015, de janeiro até o final de abril, já foram mais de 10 mil multas, o que corresponde a um aumento de 22,5% em relação ao mesmo período do ano passado, as infrações mais frequentes também estão relacionadas a licenciamento em atraso, dirigir sem CNH, dirigir sem documentação do veículo e embriaguez ao volante respectivamente.

Mortes no Trânsito – No Estado do Amazonas, de janeiro a março de 2015, já foram registradas 78 vítimas fatais, desse total 56 vítimas só na capital. Apesar do número expansivo houve uma redução de 18,8% no número de vítimas ocasionadas por acidentes de trânsito em Manaus. Em 2014, em todo o Estado, foram registradas cerca de 360 mortes, de acordo com o Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), 2013 registrou 364 vítimas fatais em acidentes e trânsito.