“Detran nas Escolas” já atendeu mais de três milhões de crianças em todo o Amazonas

Com 15 anos de existência, o programa “Detran nas Escolas”, do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), já atendeu mais de três milhões de crianças, em todo o estado, passando por mais de 480 mil escolas da rede estadual, municipal e particular de ensino.

O “Detran nas Escolas” nasceu como projeto, mas logo se transformou em programa de governo. Por meio de apresentações de teatro de fantoches e palestras, o Detran-AM leva educação de trânsito para os pequenos cidadãos, tanto na capital quanto no interior do estado.

Com o aumento da demanda de escolas interessadas em receber a equipe do órgão estadual, o diretor-presidente do Detran-AM, Vinícius Diniz, determinou a ampliação do número de visitas. “Nos últimos anos, o Detran-AM tem observado que a procura tem sido maior, por isso, a nova gestão ampliou. Hoje, estamos fazendo o atendimento de quatro escolas por dia”, explica Leonice Reis, gerente de Educação de Trânsito do órgão estadual. “Desde 2003, o Detran-AM tem procurado desenvolver campanhas educativas voltadas para as faixas etárias de primeiro ao quinto ano, que envolvem justamente as crianças da Educação Infantil até o 5º Ano. Utilizamos o lúdico para chamar a atenção das crianças e isso prende, elas gostam, vivenciam, conhecem os personagens, que falam de um assunto que é do dia a dia delas”, explica Leonice Reis.

As escolas interessadas em receber a equipe da Gerência de Educação de Trânsito do Detran-AM, formada por estagiários do curso de Pedagogia, podem mandar e-mail para [email protected]

Semana Nacional do Trânsito – Esta semana, as visitas nas escolas coincidem com a programação da Semana Nacional do Trânsito, cujo tema esse ano é “Nós somos o trânsito”. Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o objetivo é envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade.

Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

Prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito tem a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a “valorização da vida” focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

FOTO: AGUILAR ABECASSIS / SECOM

Compartilhe