25.3 C
Manaus
segunda-feira, fevereiro 26, 2024

Dezembro Vermelho: Literatus reforça ações em prol do Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Com o objetivo de chamar a atenção da população sobre a prevenção do vírus HIV, AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além da luta e proteção dos direitos das pessoas infectadas, o Centro de Ensino Literatus realiza, a partir desta sexta-feira (1°), ações de orientação, sensibilização e distribuição de preservativo. A iniciativa faz parte da campanha Dezembro Vermelho, que marca o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, em 1º de dezembro.  

De acordo com a coordenadora pedagógica do Literatus, Ana Cláudia Ferreira, no dia 1°, a programação  inicia com ações educativas nos semáforos localizados próximos às três unidades da instituição, nos bairros Adrianópolis, Nossa Senhora das Graças, e Grande Circular.

E, na segunda-feira (4), será a vez do Literatus realizar ações internas nas suas unidades. “Elas acontecerão no horário da tarde e noite para atingir o maior número de alunos e colaboradores do Literatus. É essencial que todos conheçam as diversas formas e ferramentas de prevenção, diagnóstico e tratamento”, informou Ana Cláudia.

Segundo dados do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), há 39 milhões de pessoas vivendo com HIV em todo o mundo. No Brasil, a estimativa do Ministério da Saúde é que existam um milhão de pessoas nessa condição.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente todos os métodos preventivos disponíveis, além da testagem e do tratamento. A pessoa que faz o diagnóstico do HIV pode começar a receber a medicação no mesmo dia e ter um aumento na expectativa de vida, além de quebrar a cadeia de transmissão do vírus.

spot_img